Por Marcello Montore, professor do curso de Design da ESPM
A província de Ontário, no Canadá, mantém um sistema de helicópteros que funcionam como ambulâncias aéreas para socorro da população. Devido à troca de modelos antigos por novos, em 2012, alguns pacientes não conseguiram ser salvos durante o transporte porque ficavam muito próximos ao teto da aeronave, segundo os paramédicos.
Steve Farquhar, vice-presidente de operações da empresa de helicópteros, afirmou que apesar de estar, inicialmente, satisfeito com os novos projetos, percebeu mais tarde que os interiores foram entregues com um problema: o pedestal de apoio da maca muito alto. “Quando comparamos as medidas desse modelo com o anterior, era apenas uma questão de polegadas” afirmou na mesma entrevista.
Um pequeno problema de polegadas em um equipamento que custa cerca de 20 milhões de dólares levou à morte pacientes que deveriam ter suas vidas salvas.
Isso acende uma luz vermelha para os designers. Em qualquer escala de projeto suas decisões podem e irão afetar a vida de outras pessoas e, como nesse caso, uma questão de polegadas pode ser a diferença entre a vida e morte.
Mais informações na AgitProp – Revista Brasileira de Design (http://www.agitprop.com.br/index.cfm?pag=atualidades_det&id=366&titulo=atualidades)