Faz algum tempo que vários analistas avisam que a internet pode matar a TV. Erraram de assassino. Nos EUA, ao que parece, serão as próprias emissoras que devem determinar seu fim. O problema é claro: empresas usam a internet para retransmitir a programação das TVs abertas. O drama atingiu diretamente a poderosa Fox que poderá encerrar os 26 anos como TV gratuita se a Justiça americana continuar a permitir que a empresa de internet Aereo retransmita sua caríssima programação.
A Fox, da poderosa rede News Corporation de Rupert Murdoch, não é a única ameaçada como mostrou a matéria da Bloomberg, traduzida pelo Valor Econômico na edição de 15 de abril, pg B3. A CBS, a NBC, e a ABC, devem seguir o exemplo da News Corporation e suspenderam a transmissão gratuita. Esse fato deve acelerar o fim do sistema de TV que existe desde os anos 1940.
A questão tão ameaçadora é até simples: a News Corporation paga bilhões por conteúdo de TV de sucesso, um pouco de tudo, desde os Jogos de futebol americano até os seriados de todo tipo. A Aereo não paga nada por esse conteúdo e o revende por US$ 8 ao mês para assinantes que usam seu serviço de gravação digital de vídeo para ver essa mesma programação, no horário mais conveniente, em computadores ou smartphones.
O que está em jogo é que a Fox deve receber este ano US$ 472 milhões das taxas que cobra das operadoras locais a cabo ou satélite para captar o mesmo sinal que a Aereo transmite pela internet quase de graça.
A Justiça até agora não proibiu essa transmissão porque as redes pediram ao Congresso licença para transmissão digital e se comprometeram a manter o sinal livre. As redes processaram a Aereo em março de 2012 e perderam a causa em decisão de primeira instância. Um tribunal de recurso no final do ano voltou a recusar a proibição de usar o sinal pela internet. Agora, a Aereo anunciou que fará expansão nacional de seu serviço. A Bloomberg Businessweek, que gerou esta notícia, anunciou que já fez um acordo coma Aereo para transmitir seu serviço de TV por meio de pagamento de pequena taxa.
Cerca de 100 milhões dos 114 milhões de lares americanos que têm TV já aderiram à TV paga por cabo ou satélite, segundo a pesquisa da consultoria especializada Nielsen. No último trimestre do ano passado, as quatro principais redes nacionais de TV ainda respondiam pro 21% da audiência em horário nobre. Há 50 anos elas respondiam por 75% dessa audiência, porque o restante dos lares estava com a TV desligada.