Entre a hiper singularidade e o monitoramento paranoico.

Entre a hiper singularidade e o monitoramento paranoico.

O post do Nota Alta sobre a estratégia criada na Coréia é muito provocativo. Ele pode ser lido das mais diversas formas.
Se nos lembrarmos da cara da cultura de massa dos anos 60 a 90 (aproximadamente) do século 20, tínhamos sempre uma moda imposta de forma hegemônica pela indústria cultural. Você só podia estar dentro ou fora. Dos anos 90 em diante, a sofisticação da indústria somada a outros fatores culturais criou a possibilidade da tribalização: não se tratava mais de estar dentro ou fora, mas de encontrar sua tribo, com toda uma rede de dispositivos culturais e de consumo próprios. Mais recentemente, aliás, tem sido mais comum a possibilidade de habitar diversas tribos, sem filiar-se a nenhuma. Tudo isto permite que tenhamos uma movimentação mais singular e própria, ainda que dentro do ambiente de cultura de massa e consumo.
O que o Shopping coreano faz é levar ao extremo algo que percebemos já em nosso cotidiano. Ações de marketing altamente personalizadas, demonstrando uma sofisticação assustadora do mercado. Em minha própria experiência, é comum receber mensagens de sites com sugestões para mim após eu os visitar, mesmo que sem que eu tenha comprado nada.
Há algo de fantástico nesta singularização da comunicação. Mas, paradoxalmente, tomamos consciência do grau de monitoramento a que estamos expostos. No Shopping citado, o recurso é visível e a legislação a respeito explicitada, mas não é o que acontece em nossas redes sociais ou mesmo em nossa movimentação bancária. Aqui, o monitoramento é feito sem nosso conhecimento ou consentimento.
A tecnologia sempre avança e a legislação referente ao direito da pessoa corre atrás. Isto vale para a informática, para a medicina e tudo o mais. Ainda temos muito o que nos educar nas relações de consumo, entre todos os seus protagonistas.
O paradoxo fica: sujeitos singulares e/ou massa alienada e controlada?
O post do Nota Alta sobre o shopping na Coreia que iniciou o anúncio interativo está no endereço:
https://notaalta.espm.br/o-assunto-do-dia/consumo-interativo-a-coreia-saiu-na-frente/

Prof. Pedro de Santi

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