Verizon vende Yahoo e AOL para a Apollo por US$5bi

A operadora de telecomunicações americana Verizon Communications informou que está vendendo sua divisão de mídia para a Apollo Global Management por US$ 5 bilhões, um movimento que vai descartar marcas on-line dominantes, como AOL e Yahoo. 

A conclusão da transação é esperada para o segundo semestre. Depois que isso acontecer, a unidade passará a se chamar AOL Yahoo, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira pela Verizon. 

Guru Gowrappan continuará no cargo de executivo-chefe do grupo de mídia. 

A Verizon manterá uma participação acionária de 10% do negócio, disse o CEO, confirmando um relatório anterior da Bloomberg News. 

Com a venda, a Verizon está se livrando do que restou de uma incursão ambiciosa, mas perturbadora, em publicidade on-line. No ano passado, a gigante das telecomunicações concordou em vender o serviço de notícias on-line HuffPost para a BuzzFeed Inc. e, em 2019, vendeu a plataforma de blog Tumblr. 

A companhia telefônica dá prioridade hoje aos negócios sem fio e à construção de uma rede multibilionária para serviços avançados da quinta geração de serviços móveis (5G). 

Os investimentos da Verizon em publicidade on-line na verdade nunca compensaram. A companhia comprou a AOL por US$ 4,4 bilhões em 2015. Tim Armstrong, chefe da AOL, disse na época que ele queria construir uma “casa de marcas” na Verizon sob uma divisão batizada de Oath. 

Em 2017, a empresa comprou as propriedades do Yahoo! na internet por cerca de US$ 4,5 bilhões, apostando que seus mais de 1 bilhão de usuários seriam um público fértil para anúncios on-line. 

Mas, em 2018, depois que Hans Vestberg assumiu como CEO da Verizon, a empresa deu baixa de mais de US$ 4 bilhões de suas participações em mídia, ou cerca de metade do valor desses negócios, e renomeou a divisão como Verizon Media Group. 

A Verizon Media tem mais de uma dúzia de marcas. O portfólio inclui TechCrunch, Ryot, Built By Girls e Flurry, de acordo com o site. 

No primeiro trimestre, a divisão registrou receita de US$ 1,9 bilhão, 12% acima do ano anterior, de acordo com um comunicado. 

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/05/03/verizon-vende-yahoo-e-aol-para-a-apollo-por-us-5-bi.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação