União Europeia fecha suas fronteiras e barra a entrada de estrangeiros

Líderes da União Europeia (UE) concordaram ontem em fechar as fronteiras externas do bloco e barrar a entrada de estrangeiros para conter a propagação do coronavírus. A medida, sem precedentes na história do bloco, vigorará por 30 dias. 

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que cabe aos países membros fechar fronteiras externas do bloco e fez um apelo para que flexibilizem as medidas relacionadas às fronteiras internas da UE, de modo a permitir a movimentação de bens. 

“O coronavírus é um choque externo que atinge todo o mundo. Nunca tivemos isso”, afirmou Leyen. Ela voltou a reiterar que a flexibilização das regras fiscais será elevada, de forma a permitir que os países possam dar apoio às suas empresas. 

A Irlanda não aderirá ao fechamento de fronteiras externas, assim como o Reino Unido, que deixou o bloco em janeiro. 

Residentes, diplomatas, profissionais de saúde estão dentre os isentos da proibição. 

A medida é a primeira resposta coordenada da UE à pandemia do coronavírus, depois de países membros imporem seus próprios controles de fronteira dentro do que funcionava até então como zona sem fronteiras entre países. 

Paralelamente ao fechamento das fronteiras, serão montadas rotas entre os 26 países que foram a zona de Schengen, de modo a permitir o acesso rápido de caminhões que transportam suprimentos essenciais. 

“O inimigo é o vírus, e agora temos de fazer o máximo para proteger nosso povo e nossas economias”, disse Leyen. “Estamos prontos para fazer o que for preciso. Não vamos hesitar em adotar ações adicionais à medida que a situação se desenvolve.” 

Além de conter a propagação do vírus, os líderes europeus também discutiram medidas para intensificar pesquisas para tratamento e desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus. Leyen disse que a previsão é que uma companhia europeia tenha uma vacina até o fim do ano, por volta dos meses de outono no hemisfério norte. 

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/03/17/petroleo-volta-a-cair-no-mercado-internacional-e-toca-us-30-por-barril.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação