As indústrias criativas da Europa estão pedindo para que autoridades da União Europeia apoiem uma proposta de revisão das regras de direitos autorais do bloco, enquanto ativistas da internet se opõem à exigência da instalação de filtros para bloquear material protegido por direitos autorais.
A Comissão Europeia quer reformar as regras de direitos autorais para proteger o patrimônio cultural da Europa e garantir uma compensação justa aos editores, distribuidores e artistas. O Parlamento Europeu deve votar a proposta da Comissão na terça-feira, 26.
Mais de mil artistas assinaram uma petição online pedindo que as autoridades da UE endossem a revisão, enquanto outros publicaram artigos nos jornais em apoio às mudanças, disse o grupo de lobby Impala, em um comunicado.
Entre os artistas que defendem das mudanças propostas estão os produtores de filmes Pedro Almodóvar e Michel Hazanavicius, Benny Andersson, da banda Abba, e o autor Ali Smith, além de gravadoras independentes.
O Google, ativistas da internet e startups europeias de tecnologia, no entanto, se opõem à revisão e foram unidos na segunda-feira pelo órgão de lobbying dos consumidores BEUC.
O vice-presidente sênior do Google para assuntos globais, Kent Walker, disse que o artigo pode levar as plataformas online a bloquear conteúdos para limitar os riscos legais.
Os críticos também dizem que os filtros são caros e podem levar a bloqueios errados.
A aprovação do Parlamento Europeu é o passo final de um processo que a Comissão Europeia iniciou há dois anos.