O Google contratará a Samsung Electronics Co Ltd para fornecer o modem 5G para seu próximo smartphone Pixel, disseram fontes familiarizadas com o assunto à Reuters, sinalizando a primeira vitória da empresa coreana nos Estados Unidos mercado dominado pela Qualcomm Inc (QCOM.O) .
No início deste mês, o Google divulgou que projetou seu próprio chip de processador para alimentar seus novos smartphones Pixel 6 e Pixel 6 Pro de última geração, encerrando sua dependência total da Qualcomm, que ainda fornecerá chips para o Pixel 5A de preço mais baixo.
Nikkei Asia relatou anteriormente que a Samsung irá fabricar o processador para o Google, uma unidade da Alphabet Inc (GOOGL.O) . Duas fontes familiarizadas com o assunto disseram à Reuters que a Samsung também fornecerá a tecnologia do modem 5G.
A mudança da Samsung para fornecer a tecnologia de modem do Pixel é importante porque a empresa coreana é uma das três únicas empresas no mundo capaz de fazer modems 5G que conectam dispositivos a redes de dados sem fio. Os outros são a Qualcomm, líder de mercado por ampla margem, e a Taiwan’s MediaTek Inc (2454.TW) .
A Samsung usa amplamente sua tecnologia de modem Exynos em seus próprios smartphones emblemáticos na Ásia e na Europa. Mas há muito tempo confia na Qualcomm para fornecer modems para as versões dos EUA.
Isso ocorre em parte porque a Qualcomm é líder em tecnologia em uma variante da rede 5G chamada de onda milimétrica, que fornece as velocidades mais rápidas disponíveis com as novas redes. Até o momento, todos os smartphones lançados nos Estados Unidos – incluindo o iPhone da Apple Inc (AAPL.O) – usaram chips da Qualcomm para acessar redes de ondas milimétricas.
A Samsung disse à Reuters que sua nova tecnologia de modem é capaz de redes de ondas milimétricas, e o Google disse que seus novos telefones suportarão redes de ondas milimétricas como as versões anteriores, embora nenhuma das empresas tenha feito comentários sobre se estão trabalhando juntas no novo Pixel.
Ganhar o negócio de Pixel do Google dá à Samsung sua primeira grande chance de mostrar suas habilidades de fabricação de chips para a indústria de telefonia em geral, que há muito teme comprar um componente-chave de um rival feroz, disse Kevin Krewell, principal analista da TIRIAS Research. A empresa coreana nunca antes vendeu sua tecnologia de chip de modem 5G para uma empresa externa.
A Qualcomm em um comunicado disse que manteve sua liderança em tecnologia porque sua tecnologia de ondas milimétricas dependia de outros chips além do modem. “Um modem não é suficiente para suportar ondas milimétricas em telefones”, disse Qualcomm.