Nova globo.com aposta em mobile e inovação publicitária

Produto digital mais antigo da Globo, a homepage globo.com passa por mudanças. A partir de hoje, a página ganha nova versão com alterações na linguagem visual e na tecnologia para torná-la mais prática e ágil, facilitando a experiência de navegação dos usuários. A transformação também abre oportunidades para o mercado publicitário que tem na página um produto capaz de atender diferentes demandas dos anunciantes. 

“É um produto com valor reconhecido pelo mercado anunciante”, diz Thaísa Coelho, responsável pela globo.com. Esse reconhecimento se dá pelo histórico de sucesso da página, lançada em 2000, quando a internet ainda se popularizava, e pelo fato de a globo.com ser um dos maiores agregadores de conteúdo do país. A homepage distribui o conteúdo produzido pelas mais de 40 marcas do ecossistema digital do Grupo Globo, incluindo o Valor e o Valor Investe. 

A home também investe na navegação mobile. No celular, os elementos de interação com a página estão mais intuitivos. E o “feed” [fluxo de conteúdo] amplia a distribuição de conteúdos de maior imersão, como vídeos, quanto aqueles para consumo mais rápido, como “stories”. “A mudança permite que cada pessoa acesse o que quiser, da forma como quiser, na hora em que quiser”, diz Thaísa. 

Em 2020, a página teve audiência média de 287 milhões de visitas por mês. E essa audiência cresce em grandes acontecimentos factuais, como eleições e eventos esportivos. Na Olimpíada de Tóquio, a audiência da globo.com cresceu 15%. “Isso reforça a relevância da página e o entendimento das pessoas de que, se [um fato] aconteceu, tá na globo.com, de forma rápida, ágil e confiável”, diz Thaísa. 

O alcance de público e a variedade de temas tornam a página cada vez mais relevante, afirma Thaísa. A home reúne três áreas: jornalismo, esporte e entretenimento, que agora estão melhor organizadas. 

As mudanças resultam de meses de trabalho que reuniu desenvolvedores, cientistas e engenheiros de dados, designers e especialistas em estratégia de negócios, inovação e tendências digitais. Na parte de linguagem visual, o objetivo é tornar a navegação mais “fluida e intuitiva”, diz Thaísa. 

Hoje a tecnologia está ajudando o Grupo Globo a identificar melhor o que o público quer. Nesse trabalho, uma ferramenta importante é o Globo ID, o banco de dados sobre os consumidores do grupo, que conta com 100 milhões de cadastros. O ID permite que quando um usuário entra na globo.com e em outras plataformas digitais da Globo com seu login seja possível acompanhar a sua jornada de consumo. Isso possibilita o desenvolvimento de ofertas customizadas, novos serviços para os parceiros e novos produtos para o público. 

Na publicidade também se abrem novas oportunidades. A página pode atender ao objetivo de um anunciante de lançar um produto ou de ajudá-lo a fazer parte de um contexto. Uma fintech pode fazer uma campanha em área da página em que fala de economia e negócios. Há ainda espaço para anunciantes venderem produtos. 

Grandes marcas de varejo, setor bancário, bens de consumo e o segmento de tecnologia e telecomunicações estão entre os anunciantes. Manzar Feres, diretora de negócios da Globo, diz que as mudanças vão abrir 40% de novos espaços para a comercialização de publicidade na versão para dispositivos móveis e 20% para a versão desktop. Serão, segundo ela, novas oportunidades para as marcas se conectarem com uma audiência engajada com o produto: “Assim como a navegação, a publicidade ganha fluidez, o que garante a melhor experiência na interação com os conteúdos.” 

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/08/13/nova-globo-com-aposta-em-mobile-e-inovacao-publicitaria-sembarreira.ghtml

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