Nobel de Química premia método de construção molecular

Dois cientistas ganharam o Prêmio Nobel de Química, por terem encontrado uma maneira engenhosa e mais limpa, do ponto de vista ambiental, de construir moléculas – um método que hoje é usado para produzir uma variedade de compostos químicos, entre eles medicamentos e pesticidas. 

O trabalho de Benjamin List e David W.C. MacMillan permite que cientistas produzam essas moléculas de forma mais barata, eficiente, segura e com resíduos significativamente menos nocivos. 

“Isso já beneficia muito a humanidade”, disse Pernilla Wittung-Stafshede, membro do Comitê do Nobel, durante o anúncio ontem. 

Foi o segundo dia consecutivo em que o prêmio foi concedido a trabalhos com implicações ambientais. O Nobel de Física homenageou desenvolvimentos que ampliaram a compreensão sobre as mudanças climáticas, poucas semanas antes do início das negociações internacionais sobre as mudanças climáticas na Escócia. 

O Nobel de Química se concentrou na criação de moléculas. Isso exige a ligação de átomos em arranjos específicos, uma tarefa que frequentemente é difícil e demorada. Até o início do milênio, os químicos tinham apenas dois métodos – ou catalisadores – para acelerar esse processo, que usavam enzimas complicadas ou catalisadores de metal. 

Tudo isso mudou quando List, do Instituto Max Planck da Alemanha, e MacMillan, da Universidade de Princeton, em Nova Jersey, concluíram, em trabalhos separados, que pequenas moléculas orgânicas podem ser usadas para fazer o mesmo trabalho. As novas ferramentas têm sido importantes para desenvolver medicamentos e reduzir falhas técnicas na fabricação de medicamentos, inclusive de problemas que podem causar efeitos colaterais prejudiciais. 

Johan Aqvist, presidente do Comitê do Nobel de Química, disse que o método é tão “simples quanto é engenhoso”. 

O presidente da American Chemical Society, H.N. Cheng, afirmou que os premiados desenvolveram “novas varinhas mágicas”. 

Antes de seus trabalhos, “os catalisadores padrão usados com mais frequência eram metais, que costumam ter aspectos negativos com relação ao meio ambiente”, disse Cheng. Os catalisadores de MacMillan e List “são orgânicos e por isso se degradam mais rápido, além de serem mais baratos.” As descobertas facilitaram a produção de remédios importantes, como um antiviral e um ansiolítico. 

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2021/10/07/nobel-de-quimica-premia-metodo-de-construcao-molecular.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação