Misturando selfies e arte digital, o aplicativo de edição de fotos Lensa lançou no dia 21 de novembro a ferramenta Magic Avatars (“avatares mágicos”), que cria retratos com uso de inteligência artificial. O resultado são pacotes de imagens variadas, que podem ser usadas como “avatares” —as fotos que escolhemos para nos representar nas redes sociais.
O Magic Avatars, que custa entre R$10 e R$ 20 por pacote de imagens gerado, pede ao usuário que importe entre dez e vinte fotos suas, com variações de fundos, expressões e posições. As fotos devem ser de uma mesma pessoa e nenhuma pode conter nudez. Também não são permitidas fotos de crianças.
Em cerca de 15 minutos, após processar as imagens escolhidas, o Magic Avatars disponibiliza um pacote de 50 a 200 avatares em grande diversidade de estilos, como “fantasia”, “místico”, “ciborgue”, “sci-fi”, “anime”, entre muitos outros.
As possibilidades são infinitas. A ferramenta sempre gera imagens únicas —mesmo que o usuário importe as mesmas fotos para que a IA tome como base, o novo pacote de avatares não irá repetir nada dos anteriores.
Nas redes sociais, nos últimos dias, avatares criados pela ferramenta começaram a se alastrar e internautas destacam o aspecto artístico, divertido e, às vezes, embelezador dos resultados.
O #Hashtag testou o aplicativo e chama a atenção como o recurso captou alguns detalhes e preferências a partir de padrões nos retratos tomados como base. Por exemplo, o gosto deste repórter por uma certa dose de estética psicodélica está em 10 das 50 imagens geradas via inteligência artificial, sendo o estilo que mais se repete no pacote resultante.
O Magic Avatars também foi capaz de perceber hábitos cotidianos e preferências de roupas e acessórios. Em apenas seis avatares criados o repórter não usa óculos, em todos os demais sim. Em diversos, há uma camisa sobreposta a camiseta com estampa e alças de mochila em torno dos ombros.
Também existem outros resultados menos impressionantes, e até toscos, o que é antecipado pelo aplicativo no momento que o usuário solicita a criação de imagens: “O tipo de IA que utilizamos no Magic Avatars pode gerar imprecisões e defeitos nas imagens resultantes, e isso está fora do nosso controle.”
Em uma imagem, por exemplo, os óculos foram substituídos por cicatrizes em volta dos olhos e no formato dos aros do acessório.