Dados indicam aceleração da economia europeia

A IHS Markit disse que sua leitura final do PMI para o setor manufatureiro da zona do euro subiu para 62,9 em abril. Além disso, na Alemanha, as vendas no varejo aumentaram 7,7% no mês em março mais que o dobro do esperado após a suspensão parcial das medidas restritivas contra a covid-19 

As fábricas europeias estão aumentando a produção a uma taxa recorde para atender à crescente demanda global, alimentando as esperanças de que a economia da zona do euro está próxima de uma forte recuperação. Para reforçar o otimismo, as vendas no varejo alemão se recuperaram mais do que o esperado no mês de abril. 

Após cair em uma nova recessão no primeiro trimestre, com uma queda da produção econômica de 0,6% em virtude dos novos lockdowns para conter a covid- 19, o índice de atividade dos gerentes de compras da IHS Markit divulgado ontem mostrou que o comércio e a demanda do consumidor estão se recuperando rapidamente. 

A IHS Markit disse que sua leitura final do PMI para o setor manufatureiro da zona do euro subiu para 62,9 em abril, bem acima da marca de 50, que indica que a maioria das empresas relatou uma expansão na atividade. Trata-se do nível mais alto desde o início da série histórica em 1997. 

“A produção industrial da zona do euro está crescendo”, disse Chris Williamson, economista-chefe da IHS Markit, acrescentando que a demanda voltou tão rapidamente que houve escassez de muitos produtos. “As restrições de fornecimento também estão ocorrendo em níveis sem precedentes, levando a um aumento recorde de pedidos incompletos nas fábricas.” 

Na Alemanha, as vendas no varejo alemão aumentaram 7,7% no mês em março mais que o dobro do esperado após a suspensão parcial das medidas restritivas para conter a onda de infecções no país.

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2021/05/04/dados-indicam-aceleracao-da-economia-europeia.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação