Facebook e Baita fomentam soluções para pequenos

Cada vez mais, o foco de startups e agtechs é pensar em soluções que atendam às demandas dos pequenos e médios produtores agrícolas, e não apenas das grandes empresas do setor. Mais um exemplo dessa tendência é o programa Campo Digital, fruto de uma parceria entre o Facebook e a aceleradora Baita, com sede na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e que já impulsionou mais de 70 startups. 

De acordo com Rosana Jamal, sócia da Baita, ainda há poucas soluções pensadas especificamente para pequenos e médios produtores. “Boa parte dos grandes já adotou soluções tecnológicas em suas propriedades. E, por isso, existe uma oportunidade imensa de mercado para os pequenos”, afirma. 

Ela também destacou a integração entre os diferentes perfis de startups participantes, que são de todo o país. As escolhidas para a fase final do projeto foram E-ctare, ManejeBem, AgroBee, Lucro Rural, Campotech, AgroRaptor, Raizs, TerraMagna, NONG e, por fim, a Elysios. O projeto foi bancado pelo Facebook. 

Das mais de 100 startups que se inscreveram no programa, dez passaram para a fase final, que teve 20 semanas de encontros e palestras. Na apresentação final, destinada aos investidores, participaram o laboratório de inovação do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Lab), SP Ventures, Yield Lab e outros fundos com foco em agtechs. 

As startups selecionadas também receberam mentoria de especialistas de instituições parceiras – como Ministério da Agricultura, Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Embrapa Informática Agropecuária, Instituto de Pesquisas Eldorado e Esalqtec -, que auxiliaram na estruturação das empresas. 

A AgroBee, com sede em Ribeirão Preto (SP), criou uma espécie de “marketplace das colmeias”, que conecta abelhas aos produtores com planos personalizados para polinização e aumento da produtividade de forma sustentável. O CEO da empresa, Guilherme Sousa, disse que o serviço da empresa permitiu que produtores de café elevassem em cerca de 17% a produtividade pelo uso do serviço durante a florada. 

No ano passado, a empresa fechou um acordo com o clube de investimentos Agroven. A AgroBee tem 50 mil colmeias cadastradas em seu sistema e 5 mil hectares no banco de oportunidades. “Em poucos meses, levamos nossa solução para todo o país, transformando cafezais, lavouras de soja e hortifrútis”, disse o CEO da AgroBee. 

https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2021/05/04/facebook-e-baita-fomentam-solucoes-para-pequenos.ghtml

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