Pouco menos de três segundos, ou 2,8 segundos para ser mais exato. É o tempo que um publicitário tem para comunicar e fazer com que o consumidor entenda o anúncio exposto num relógio de rua. Parece pouco, mas os anunciantes estão investindo mais nesse tipo de publicidade.
Com a volta da população às ruas, a publicidade fora de casa (“Out of home” ou Ooh, no jargão do setor) recebeu R$ 886 milhões no primeiro semestre deste ano de investimento, valor 3,19% maior em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Cenp-Meios. O Ooh abocanhou 10% do bolo dos investimentos em publicidade.
Os 2,8 segundos que as marcas têm para captar a atenção do consumidor nas ruas faz parte de uma pesquisa inédita feita pela agência Galeria, em parceria com a JCDecaux. Durante o mês de junho deste ano um grupo de 642 voluntários, com mais de 18 anos foram colocados diante de três diferentes ícones de grandes proporções.
Seus olhares e reações foram monitorados e medidos por especialistas da empresa Forebrain, de neurotecnologia. Eles foram colocados diante de três esculturas: um monstro, o personagem Bob Esponja e várias bolas de esportes variados.
O campeão de visualização foi o monstro batizado Transilvânia, com 79%. Bob Esponja ficou em segundo lugar em visualizações (69%), e em terceiro ficaram os ícones esportivos, pouco abaixo. “Creio que as publicidades com personagens chamam mais atenção do público”, diz a diretora da JCDecaux.
A pesquisa para avaliar a retenção na memória dos consumidores mostrou uma lembrança 73% maior para as marcas que anunciam na mídia fora de casa junto com outros meios, segundo Paulo Ilha, sócio-fundador da agência Galeria e um dos condutores da pesquisa. Uma campanha publicitária massiva exige “um valor muito alto”, diz Ilha.
O recado para o anunciante e para os publicitários, segundo Ilha, é que as peças de propaganda precisam ser adaptadas para cada um dos meios. “No caso do relógio de rua, não adianta querer contar uma história inteira”.
https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/11/11/como-atrair-o-olhar-em-3-segundos.ghtml