Anúncio atrai cem milhões de pessoas

Dois marcos foram deixados pelo banco Itaú no período de pandemia no Brasil – uma doação de R$ 1 bilhão e um anúncio publicitário que atraiu 100 milhões de pessoas em duas semanas.

O diálogo entre a atriz Fernanda Montenegro, 93 anos, e Alice, criança de 2 anos à época, uma celebridade mirim que conseguia repetir palavras difíceis na internet, bateu todos os recordes de comunicação do banco. 

“Estimamos que 100 milhões de pessoas tenham assistido ao vídeo em duas semanas, 100% viram até o final, quase 100% de comentários foram positivos e houve 300 milhões de compartilhamentos”, calcula Eduardo Tracanella, diretor do Itaú e responsável pelas ações de marketing do banco. “Conseguimos traduzir bem o espírito do tempo, o que a marca queria transmitir e o que as pessoas queriam ouvir”, resume o diretor, há 15 anos no banco. 

“Viramos uma das principais conversas nas mesas de fim de ano, as 90 mil pessoas que trabalham no banco sentiam orgulho de compartilhar a mensagem”, acrescenta. “Isso é tudo que a publicidade pode desejar. Chegamos lá!, podemos dizer”. 

Para Tracanella, a período de pandemia foi de aprendizado intensivo. “A lição mais importante para as marcas foi a de se tornarem mais humanas”, diz. “Quem ficou alheio a esse processo, não teve humildade e não se transformou, se omitiu”. Em outros tempos, recorda, a comunicação podia ser unilateral, para vender produtos e a própria imagem, hoje isso não é mais possível. Tanto que o slogan do banco mudou de “Feito para você” para “Feito com você”. 

Atualmente, diz o diretor, ficou mais importante na publicidade o que as pessoas querem e precisam ouvir do que o que o banco ou a marca gostaria de dizer. 

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/02/11/anuncio-atrai-100-milhoes-de-pessoas.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação