Justiça dos EUA processa Google por anúncios digitais

O Departamento de Justiça dos EUA está preparando um segundo processo de monopólio contra a Alphabet Inc  Google sobre o negócio de publicidade digital do gigante de buscas na Internet, informou a Bloomberg News na quarta-feira, citando uma pessoa familiarizada com o matéria.

O Departamento de Justiça processou o Google em outubro, acusando a empresa de US $ 1 trilhão de usar ilegalmente sua força de mercado para prejudicar rivais. Um julgamento foi marcado para setembro de 2023.

Uma porta-voz do Departamento de Justiça não quis comentar.

Questionado sobre o relatório, o Google respondeu em um e-mail que suas “tecnologias de publicidade ajudam sites e aplicativos a financiar seu conteúdo, permitem que pequenas empresas cresçam e protegem os usuários de práticas de privacidade exploradoras e experiências de anúncios ruins”.

Uma ação judicial de 38 estados e territórios dos EUA acusa o Google de abusar de seu poder de mercado em um esforço para tornar seu mecanismo de busca tão dominante em carros, TVs e alto-falantes quanto em telefones. Isso foi consolidado com a ação federal para fins de descoberta.

O Texas, apoiado por outros estados, abriu um processo separado contra o Google, acusando-o de violar a lei antitruste na forma como administra seu negócio de publicidade online.

A Reuters relatou em março que o plano do Google de bloquear uma popular ferramenta de rastreamento da web chamada “cookies” preocupa os investigadores do Departamento de Justiça dos EUA, que têm perguntado aos executivos da indústria de publicidade se isso prejudicaria rivais menores, citando pessoas familiarizadas com a situação

https://www.reuters.com/technology/us-doj-preparing-sue-google-over-digital-ads-business-bloomberg-news-2021-09-01/

Comentários estão desabilitados para essa publicação