Last Mile: comodidade e conveniência

Rofolpho Ruiz

A intensificação de entregas rápidas de produtos aos consumidores, vem desde antes da pandemia. Porém com o período do confinamento as pessoas necessitavam que suas solicitações de delivery pudessem acontecer de forma muito mais rápida e segura.

Dado que o mercado e as pessoas estão voltando ao ritmo normal de suas atividades, essa tendencia deve se perpetuar, pois essas facilidades de entrega ajudam as pessoas a ter melhor pontualidade nos seus recebimentos. Diante disso, as empresas começaram a enxergar uma excepcional oportunidade de ampliar seu grau de competitividade, e não estão mais dispostas a deixar essas estratégias simplesmente de lado. E aliado a isso, a sociedade também compreendeu que não é mais aceitável esperar dias ou horários que não conseguem controlar, ficando reféns dessa situação.

Last Mile é um conceito importante para as empresas otimizarem as suas operações de entrega, reduzir seus custos de logística e melhorar o nível de serviço oferecido. Last Mile diz respeito a etapa Centro de Distribuição-Cliente, um momento importante para a logística conseguir fazer entregas em D+0 ou no máximo D+1. Caso um consumidor venha a fazer uma compra on line em pequenos comércios ou de empresas próximas a sua residência, Last Mile utiliza-se de códigos de rastreamento que facilitam a visualização de todo o processo de entrega. Essa logística de quick response abrange a multicanalidade (ommichannel) e a multimodalidade (drones, bicicletas, triciclos elétricos, patinetes, Uber etc.). Isso ocorre porque a entrega para o cliente final demandará uma maior diversificação de alternativas de entrega que poderá abranger modelos como fulfillment, ship from store, uberização, crowdsourced delivery, crossdocking, operação clique e retire, smart lockers etc. 

Caso o consumidor venha desejar comprar de um e-commerce, o conceito Last Mile também se aplica. O Mercado Livre começa a entregar as compras no mesmo dia. Atualmente os consumidores da Grande São Paulo, e das regiões metropolitanas de Florianópolis e Salvador poderão receber suas compras com a indicação FULL, no mesmo dia, em pedidos realizados até as 11 hs da manhã de segunda a sábado. Para tanto, o Mercado Livre dispõe de 80 centros de distribuição Last Mile e até o final de 2021 deverá chegar a 106. Conta com 18 centros de distribuição crossdocking – passagem de produtos vindos de centros de fullfilment ou direto dos vendedores) e que ajudam a empresa a concretizar 29 vendas por segundo! Consoante os dados do Mercado Livre, há uma estimativa de ter 16 mil profissionais diretos até o final deste ano, 9 mil deles alocados na área de logística, em 118 locais diferentes no Brasil. 

Para alcançar tais números, a empresa de e-commerce deverá contratar 6 mil profissionais, sendo 3,2 mil deles para posições em “Mercado Envios”. Algumas das posições estão nos centros de distribuição em Cajamar (São Paulo) e Extrema (Minas Gerais), inaugurados em julho deste ano. O CD de Cajamar chegará a 4,5 mil funcionários, enquanto o CD de Extrema irá para 2,2 mil funcionários. Em empregos indiretos, serão 2,5 mil vagas até dezembro de 2021. O Mercado Livre deve passar de 14,5 mil para 17 mil profissionais indiretos em sua operação até o final desse ano. 

A empresa anuncia ainda que, está expandindo sua frota elétrica para completar o último trecho de suas entregas. O projeto, segundo a companhia, é a maior solução de logística elétrica realizada por uma empresa de e-commerce no Brasil e América Latina e a meta é desenvolver uma logística cada vez mais sustentável. A empresa informa que as operações no Brasil, México, Chile e Uruguai vão fortalecer suas operações com veículos elétricos, com a incorporação de mais de 70 carros nesta primeira etapa. No Brasil, serão 51 carros elétricos, que vão se somar à frota já existente, composta aproximadamente por 600 carretas, 10 mil vans e 4 aviões. O Mercado Livre tem planos de expansão da sua frota elétrica para os próximos dois anos.

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