Direitos do consumidor e o selo do bom atendimento

Por Denise Fabretti

Dia 15 de março é a data reservada para se comemorar o “ Dia do Consumidor”  numa alusão clara aos direitos deste em relação aos anunciantes e fornecedores de produtos ou serviços. Nesta data o PROCON de SP organizou um mutirão para atendimento e orientações a consumidores em alguns pontos da capital.

Na semana em que se comemora esse dia, o PROCON divulga a relação das empresas que apreciaram o maior número de reclamações durante os últimos 12 meses e a lista pode ser acessada no link : http://www.procon.sp.gov.br/noticia.asp?id=3432

Tendo em vista o grande número de empresas que recebem reclamações e não procuram solucionar os problemas advindos da relação de consumo, a secretária nacional do consumo, Juliana Pereira, em entrevista concedida ao jornal Folha de São Paulo publicada em 17 de março, no caderno Mercado, (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1247658-o-consumidor-tem-o-direito-de-saber-quem-e-quem-diz-secretaria-do-setor.shtml  ) propõe atribuir um selo para as empresas que respeitam ou desrespeitam o consumidor. Este selo seria carimbado nas embalagens de produtos a título de esclarecimento, uma vez que, segundo ela, os consumidores tem o direito de saber quem é quem no mercado.

Isto seria também uma forma de medir a responsabilidade social das empresas?

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