Biden estuda maior alta nos impostos para financiar plano de infraestrutura

O presidente dos EUA, Joe Biden, planeja o primeiro grande aumento de impostos desde 1993 para ajudar a financiar um programa econômico de longo prazo, complementar ao pacote de alívio à pandemia, de acordo com pessoas a par do assunto. 

Ao contrário da lei de estímulo da covid-19 de US$ 1,9 trilhão, a próxima iniciativa, que deve ser ainda maior, não dependerá apenas da dívida do governo como fonte de financiamento. A secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse que ao menos parte do próximo programa terá de ser pago e sinalizou impostos mais altos. Os principais assessores de Biden preparam um pacote de medidas que podem incluir um aumento tanto da alíquota do imposto das empresas como para pessoas de alta renda. 

Para o governo Biden, as mudanças planejadas são uma oportunidade não só de financiar iniciativas importantes como infraestrutura, clima e ajuda aos mais pobres, mas também para lidar com o que os democratas afirmam ser desigualdades no próprio sistema tributário. “Toda a sua visão sempre foi de que os americanos acreditam que a política tributária precisa ser justa, e ele tem olhado todas suas opções de política através dessa lente”, disse Sarah Bianchi, diretora de políticas públicas dos EUA na Evercore ISI e ex-assessora econômica de Biden. “É por isso que o foco é abordar o tratamento desigual entre trabalho e riqueza. 

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2021/03/16/biden-estuda-maior-alta-nos-impostos-para-financiar-plano-de-infraestrutura.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação