Vovôs digitais? No Facebook, esta foi a faixa etária que mais cresceu…

O mundo do Facebook mudou. Do celebrado espaço digital de adolescentes e jovens adultos, as redes sociais começaram a receber outro tipo de público, bem mais velho. Pesquisa encomendada pelo próprio Facebook, concluída em outubro, mostrou que o número de visitantes com mais de 55 anos cresceu 58% entre 2012 e 2013. É aumento bem superior a de outras faixas e a própria evolução média de audiência do site a partir dos 15 anos, um avanço de 46%.

O Facebook tem, hoje, 4,6 milhões de usuários com mais de 55 anos, exatos 7,8% do total da rede. Para a empresa este “sinal”, oficialmente, não preocupa: “não queremos ficar restritos a faixa etária mais jovem” conceitua Camila Fusco, gerente de comunicação do Facebook, completando: “o crescimento da audiência entre os mais velhos só mostra quanto a plataforma é democrática”.

Este movimento não está restrito ao Facebook, como mostrou matéria do Valor Econômico de 28/11, pg B12. Estudo da empresa Nielsen Ibope, indicou que usuários com mais de 55 anos já são 10,3% da audiência das redes sociais em outubro, porcentagem maior que a da faixa entre 20 e 24 anos, que alcançou 6,7%.  A consultoria especializada em comportamento do consumidor, Arquitetura do Conhecimento vê estes dados de outro modo: “o Facebook está substituindo novela como opção de entretenimento dos mais velhos”

O estudo da Nielsen Ibope mostrou que o avanço dos mais velhos na rede mundial é independente de classe social. A princípio ficou mais restrita às classes A e B, mas “ o cenário mudou”. À medida que o preço dos computadores diminuiu e a oferta de banda larga fixa aumentou, a Classe C passou a explorar a internet. E a banda larga móvel também já chegou aos mais velhos, mostra a pesquisa. Além de outro fenômeno: hoje, os mais jovens navegam no móvel, nos celulares especialmente, e deixam o computador de casa disponível que é usado pela terceira idade “para passar o tempo”.

A pesquisa sugere que o mercado publicitário ainda não percebeu esse movimento. Outros negócios já farejaram essa oportunidade: as escolas de informática abriram horários e cursos especiais para a terceira idade. Estão lotados de alunos.

Comentários estão desabilitados para essa publicação