A ideia é da IBM. E já está em execução. Um sistema desenvolvido pela empresa, o SystemU, traça um perfil do usuário, a partir de 200 publicações. O sistema é bem objetivo: “as palavras que você escolhe quando escreve dizem alguma coisa sobre como você é como pessoa. E estas palavras chegam a um processador é possível montar um quadro sobre como é sua personalidade, o que o motiva, e talvez, do ponto de vista dos negócios, que produtos você estaria disposto a consumir”, resumiu Jeffrey Nichols, diretor do Centro de Pesquisa IBM Almaden, em San Jose, na Califórnia.
O SystemU não está ainda disponível comercialmente, está em teste finais, mas começará a ser vendida no final deste ano. A IBM não definiu ainda se o produto será vendido no formato de software ou no de serviço, porque funciona a partir de navegador de internet, O sistema foi construído em inglês, mas funcionará em outras línguas, incorporando dicionários eletrônicos. Todos os testes com amostras de perfis geraram resultados de acordo com os esperados.
O produto elabora, como mostrou matéria do Estadão de hoje, pg B16, uma classificação de perfil em formato de gráfico circular, dividido em áreas como personalidade, necessidades, valores e comportamento social. Cada uma delas tem algumas subdivisões. Nichhols avisou que a identificação de personalidade por texto é só o começo: “já trabalhamos em outro sistema que faz esse tipo de análise por imagem verificando as publicações do Instagram e do Pinterest”
Outras empresas, como o Facebook também avançam na mesma tecnologia. Para o Facebook as categorias iniciais são básicas: idade, localização e gênero. Mas, já avançaram bem na tipificação do tipo de página ou de posts curtidos, com significativo impacto no faturamento dos anúncios. A renda do Facebook com publicidade no segundo trimestre foi de US$ 1,6 bilhão, 61% maior do que no mesmo período de 2012.