O novo salto tecnológico já tem perfil de consumo definido. A principal tendência para os aparelhos móveis no próximo ano será a biometria. Estudo patrocinado e divulgado pela empresa sueca Erickson , com base em entrevistas com mais de cem mil pessoas , em 40 países, sobre perspectivas de consumo identificou , com muita clareza a tendência. O pioneiro neste mercado foi o iPhone 5S , da Apple, lançado em setembro, já coma tecnologia TouchID.
Este tipo de aparelho dispensa, por exemplo, o uso de senha numérica de identificação. A pesquisa confirmou que 73% dos entrevistados já sabem que os smartphones com biometria serão o padrão em 2014.
A indústria sueca tem total interesse nessa evolução e deve se beneficiar bastante com essa tecnologia. As duas maiores empresas mundiais voltadas para a biometria são do país, a Fingerprint Cards que fabrica os sensores de biometria e a Precise Biometrics, que desenvolve o software utilizado nessa tecnologia.
Em entrevista reproduzida em matéria da Agência Reuters, publicada na edição do Globo de 12/12, pg 35, os diretores da Fingerprint disseram que sete ou oito dos grandes fabricantes de smartphones , inclusive a Samsung, devem lançar produtos com sensor biométrico no ano que vem. No momento, além da Apple apenas a fabricante HTC já conta com aparelhos com a tecnologia de reconhecimento biométrico, o modelo One Max, apresentado em outubro, um mês após o lançamento do 5S da Apple.