Os sul-coranos invadem reduto da Apple. O Galaxy S4 quer imagem de inovação

A concorrência chegou. E entreou direto na casa do “inimigo”. No evento de ontem em Nova York, a Samsung não lançou só um novo produto, a nova versão do seu smartphone Galaxy S4, mas comunicou signiicativa mudança de imagem. A empresa quer ser sinônimo de inovação – território quase exclusivo de sua concorrente, a Apple – e não mais apenas uma companhia conhecida por bom desempenho de vendas.
O Galaxy S4 percebe o movimento da face e do pulso do usuário para mover a tela sem necessidade de toque. Como mostoru a matéria do Estadão de hoje, pg B14, com essa inovação é possível mexer no visor durante a leitura de textos ou navegação só com o movimento do rosto. No caso de vídeos, se o aprelho “vê” que o usuário não estámais olhando, ele para a tela. Funções do visor também podem ser alteradas em o uso das mãos, sem o “toque” na tela , como mudar uma faixa de música ou simpelesmente atender o telefone.
A empresa entende os EUA como base essencial da nova imagem, mas diversificou as suas expectativas de mercado. O Brasil, por exemplo, é um dos sete principais mercados da empresa sul-coreana em faturamento. O País estava presente na festa de lançamento: o Rio de Janeiro era o tema de fundo do teatro encenado para apresentar as novas funções do aparelho. Uma dessas funções é a tradução de mensagens de texto para 9 línguas, incluído o português.
O lançamento é mundial, como os da concorrente Apple. O Galaxy S4 chegará às lojas de 155 países até abril. A Samsung fechou parecerias com 327 operadoras de celular, sem revelar o preço. O S4 usa o sistema Android, na mais recente versão. A linha Galaxy S já vendeu mais de 100 milhões de aparelhos desde 2010. A previsão de vendas do novo modelo de é de 10 milhões de unidades em um mês.
A Samsung foi quem mais gastou com publicidade de smartphones nos EUA em 2012. A consultoria kantar Media revelou que a empresa sul-coreana investiu US$ 401 milhões em propaanda no ano passado. aApple gastou, para o memso fim, US$ 333 milhões. O motivo do invesitmento publicitário da Samsung foi objeto de matéria especial do The Wall Street Journal que explicou: à medida que a diferença tecnológica entre iPhone e Galaxy diminui, marketing passa a influenciar mais a escolha do consumidor. O show do Galaxy S4, no mesmo visual dos shows da Bradway, durou uma hora e estava ao vivo no YouTube. A página chegou a alcançar 415 ml visualizações simultâneas.

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