OMC: taxas da China sobre produtos americanos violam regras comerciais

A Organização Mundial do Comércio (OMC) considerou que a China quebrou regras comerciais definidas pela entidade ao impor taxas a cerca de 128 produtos importados dos Estados Unidos em 2018, em resposta a tarifas determinadas por Washington para aço e alumínio chineses.

A OMC recomendou que “a China coloque suas medidas inconsistentes com as regras da OMC em conformidade com suas obrigações. 

Ele também exigiu “que os Estados Unidos cancelem imediatamente as medidas da Seção 232 de aço e alumínio que violam as regras da OMC”, segundo a “Xinhua”. 

A decisão da OMC foi tomada nesta quarta-feira (16) e irá afetar produtos que juntos movimentam cerca de US$ 3 bilhões anualmente. A medida foi retaliação chinesa a taxações impostas pelo governo do ex-presidente Donald Trump, mantidas pelo presidente Joe Biden, mesmo depois que a OMC declarou que também quebram as regras do comércio mundial. 

Washington recorreu da decisão da OMC, que também determinaram que os problemas encontrados pela entidade não eram justificados por questões de segurança nacional, como alegado pelo governo americano. 

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2023/08/16/omc-diz-que-taxas-da-china-sobre-produtos-americanos-violam-regras-da-entidade.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação