Novidade tem preço, inclusive na Feira de Eletrônica de Berlim

Novidade, de verdade, na eletrônica está ligada à viabilidade, principalmente econômica. Este é o principal recado da IFA 2012, a grande feira de Berlim, o maior evento mundial sobre o futuro da indústria de informática e eletrônica encerrada na semana passada. A mídia internacional listou dez grandes tendências da chamada eletrônica de entretenimento com prazo de validade até a próxima feira, ou seja, até o ano que vem.
As tendências definidas são:
Conectividade total / Equipamentos inteligentes / imagens em Ultra High Definition (UD) / segunda tela / tudo na nuvem / miniaturização total / interfaces humanizadas / tecnologia verde / revolução da 4G / Radiodifusão Dinâmica
A estrela da Feira, como relatou Ethevaldo Sigueira no Estadão, foi a Smart TV. Os vários sentidos que passa a ter a convergência entre tv, computador e internet. O fato mais novo nessa tendência é que para popularizar o equipamento os fabricantes criaram em junho a Smart TV Alliance , uma aliança internacional de indústrias para facilitar a padronização das interfaces. No Brasil isso significará aliança entre LG, Samsung e a TP Vision (a marca Philips na área de TV) A tendência de conexão total foi bem nessa linha, em torno da Smart TV.
Imagem perfeita ficou em torno da Ultra Definição com números de pixels 4 a 8 vezes superior, dependendo do preço dos novos monitores; segunda tela acelerou a conceito de transferência para uma segunda tela de foto e vídeo; tudo na nuvem foi além da oferta e começou a definir melhores termos de proteção e privacidade.
Miniatura avançou dos chips para os dispositivos, tudo bem menores. Uma marca ressuscitada, a Telefunken, apresentou a melhor novidade, o Smart Stick, do tamanho de um pen drive que transforma qualquer monitor ou tv em terminal inteligente; interfaces humanizadas avançaram muito no conceito de “fale com a máquina” com os novos smartphones dando respostas em linguagem natural e humana.
Tecnologia verde é a sustentabilidade ocupando espaços cada vez maiores nas grandes empresas, isto é, equipamentos cada vez mais amigáveis ao meio ambiente; revolução 4G viabilizando principalmente videoconferências cada vez mais em smartphone.
Mas, a radio e  tv do futuro chamou muito a atenção. O Instituto Fraunhofer, criou o Dynamic Broadcasting, a “fusão profunda de três mundos, radio, tv e web”. Com esse sistema qualquer cidadão terá acesso ao radio e tv de qualquer país, em qualquer canto do mundo, em qualquer PC, tablet ou smartphone.
Este futuro não chegou inteiro, mas está ali na esquina. Na próxima feira de Berlim ele já estará bem mais perto, porque bem mais barato.

Comentários estão desabilitados para essa publicação