Em 2013, jornais e internet perderam anúncios

Apesar de todos os problema, economia com baixo crescimento, manifestações de rua, a publicidade brasileira foi melhor do que o esperado em 2013. No ano passado a expansão da receita do setor foi de 6,32%, atingindo o faturamento de R$ 32, 3 bilhões. É avanço maior do que o de 2012, quando o aumento foi de pouco menos de 6%. Os dados são da Inter Meios, divulgada pelo jornal Meio e Mensagem.

O mais importante, como mostrou a reportagem do Estadão de 24/02, pg B18, é a previsão dos executivos do grupo Meio e Mensagem de que a publicidade brasileira cresça 9% neste ano. A expansão de 2013 praticamente empatou com a inflação registrada no ano.

Os anunciantes, em 2013, deram preferência a ações para alcançar vendas, o que beneficiou as tvs abertas, que ficaram com R$ 21,4 bilhões do total faturado no setor, 9,8% a mais do que em 2012. Já as tvs por assinatura, em parte beneficiadas pela ascensão da nova classe média, permitiu expansão de 10,1% neste segmento, alcançando faturamento de R$ 1,3 bilhão.

Jornais impressos continuaram com a terceira fatia do bolo publicitário, receita de R$ 3,2 bilhões, mas este valor foi 3,76% menor do que o de 2012. As revistas tiveram desempenho ainda pior: queda de 7,55% , na mesma comparação, com faturamento de R$ 1,77 bilhão.

Os investimentos em internet tiveram queda de 5,5% entre 2013 e 2012, com o faturamento recuando, entre um ano e outro, de R$ 1,55 bilhão para R$ 1,44 bilhão.

O melhor desempenho ficou com o crescimento de 67% na publicidade de mobiliário urbano coma volta dos anúncios em São Paulo em pontos de ônibus e relógios digitais.

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