O Marketing Esportivo não é só para os grandes

Clarisse Setyon

Uma queixa que sempre aparece quando se fala em Marketing Esportivo é que ele só serve para empresas grandes. Ouço isto dos empresários menores.

Por outro lado, modalidades menos populares, reclamam que só o futebol recebe bons patrocínios.

Antes de dizer se as afirmações acima são verdadeiras ou falsas, gostaria de propor um olhar mais detalhado sobre Marketing Esportivo.

Estamos séculos atrasados se nos compararmos com o mercado de esportes, como um todo, dos Estados Unidos. Motivos ? Váaarios. Não vou cansar vocês aqui com isto. Quem sabe em um próximo texto.

Um dos aspectos onde “o bicho pega” de verdade, é que em terras tupi guarani, Marketing Esportivo ainda é executado em forma de marca impressa na camiseta ou no local de competição, para ganhar visibilidade. Isto não é Marketing Esportivo nem aqui, nem em lugar algum.

Uma das coisas primordiais do Marketing Esportivo chama-se ativação. O que é ativação ? Ativação é fazer uso daquela “propriedade” (atleta, evento, time) que você está patrocinando, para conversar com seus potenciais consumidores, das mais diversas maneiras.

Ah ! Então, além de patrocinar, ainda devo investir em outras ações ? Sim. É necessário. Aliás, se você não tiver dinheiro para investir além do patrocínio, faça um favor a sua empresa, à sua marca. Não patrocine.

Bom, agora que entendemos um pouco mais sobre Marketing Esportivo, podemos voltar às afirmações do início do texto. Voltar e contestar. Não, Marketing Esportivo não é só para grandes empresas. Sim, é possível obter patrocínio para modalidades menos populares.

Mágica ? Claro que não. Planejamento, Branding, conhecimento de seu público alvo.

Seu produto, sua marca, seu público alvo devem, de alguma maneira, se identificar com o atleta, time, evento que você escolheu patrocinar. Por maior ou menor que ele seja, é através das ativações que sua empresa, seu produto e sua marca se beneficiarão.

Felizmente, estão surgindo iniciativas que vêm ajudar neste processo e que, com certeza, são um primeiro e importante passo no desenvolvimento do esporte no país.

Chama-se SOU DO ESPORTE.

Como diz o próprio site, (www.soudoesporte.com.br) o SOU DO ESPORTE é “um novo conceito de investimento no esporte, o patrocínio sustentável, dando a oportunidade para empresas de todos os tamanhos e ramos terem condições de investir no esporte sem cotas mínimas de patrocínio, podendo apoiar atletas, times e ONG’s com produtos, serviços ou recursos financeiros; tornando-as agentes do desenvolvimento do esporte nacional e da transformação social do Brasil por meio do esporte”.

O SOU DO ESPORTE é uma plataforma que junta interesses. Atletas e times que buscam apoio e empresas que não dispõem de grandes orçamentos, mas que acreditam que vincular suas marcas/produtos ao Esporte, traz retorno. A rede busca ainda aperfeiçoar o desempenho não esportivo destes atletas, como por exemplo, oferecendo cursos de media training.

Mas não esqueça, sem ATIVAÇÃO, nada disto resolverá os maus investimentos em Marketing do Esporte.

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