Estágio supervisionado, marketing e gestão de pessoas

Por Edmir Kuazaqui

As empresas, geralmente, investem boa parte de seu budget em ações e estratégias de marketing e promoção de vendas, a fim de garantirem posição competitiva. De outro lado, a área de gestão de pessoas tem o objetivo, entre outros, de manter a qualidade de seu quadro de colaboradores e de sustentar operações internas. Nesse sentido, as Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel de grande importância: prover os profissionais de formação acadêmica, social, de experiências corporativas e cognitivas que visem a acrescentar e contribuir para o quadro de colaboradores das empresas.

O estágio supervisionado, então, tem grande importância nesse contexto de troca de experiências e fornecimento de talentos humanos para o mundo corporativo. Segundo o coordenador de estágio supervisionado da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Luis Cláudio Volpato, as atividades de estágio possibilitam que o aluno-estagiário tenha a real oportunidade de conciliar todo o arcabouço teórico da academia com a dinâmica do mercado profissional. Essas atividades de estágio são supervisionadas por professores com sólida formação acadêmica e experiência no mercado e visam, além de cumprir a obrigatoriedade legal para a conclusão do curso, capacitar o aluno para o competitivo mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades, competências pessoais e empresariais, com foco na sustentabilidade social e ecológica. Cada trabalho de estágio supervisionado tem acompanhamento individualizado, que leva em consideração as particularidades especificas de cada empresa e sua contextualização com o aluno-estagiário. Assim, esse aluno pode contribuir de forma significativa, propondo soluções, novas formas de trabalho bem como outras estratégias mais assertivas, tendo uma visão global da empresa, bem como do mercado onde ela está inserida.

Lembra Edmir Kuazaqui, um dos professores de estágio supervisionado da ESPM, o acompanhamento de uma aluna que desenvolve suas atividades profissionais em uma empresa multinacional norte-americana. Como resultados do estágio supervisionado, evidencia que a discente analisou, de forma contextualizada, a empresa, o mercado, bem como todo o portfólio de produtos, serviços e respectivas estratégias. Além disso, discutiu pontos bastante significativos em relação à composição demográfica do quadro de colaboradores, além de interpretar qualitativamente as consequências e impactos desta formação nos negócios da empresa, bem como da gestão multicultural, por se tratar de uma empresa multinacional. Dessa forma, a discente-estagiária pôde desenvolver a habilidade integrada de pensar e agir na prática de forma contextualizada por meio de conhecimentos devidamente articulados. Outro estagiário conseguiu realizar uma considerável redução de custos em combustível na empresa familiar, a partir de uma proposta de implementação logística. Recentemente tivemos a oportunidade de orientar uma estagiária empreendedora e empresária na introdução de uma política de marketing na sua pequena empresa bem como um programa de comunicação integrada numa outra empresa familiar.

Com esses exemplos, percebe-se a real importância das atividades de estágio supervisionado, que possibilitam ao aluno o desafio de se superar dentro da carreira pela qual optou, acelerando seu crescimento. Mais do que uma obrigatoriedade, o estágio pode contribuir significativamente para o quadro de colaboradores das empresas, criando uma qualidade percebida pelo mercado, por meio da cadeia de valores. Assim, quem sabe, as verbas de marketing, serão melhor dimensionadas.

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