WhatsApp restringe compartilhamento de mensagens para reduzir ‘fake news’

O WhatsApp decidiu estabelecer um novo limite para o compartilhamento de mensagens que são encaminhadas muito frequentemente por meio da rede social. Em comunicado, a empresa informou que a partir desta terça-feira (7), uma mensagem que já foi compartilhada cinco vezes só poderá ser encaminhada para uma conversa por vez. Antes, o usuário podia compartilha-la com até cinco conversas de uma única vez. A medida, segundo a companhia, tem como objetivo reduzir a disseminação de notícias falsas. 

No comunicado, o WhatsApp, que é controlado pelo Facebook, diz que a medida torna o aplicativo um dos poucos a adotarem providências para restringir a viralidade e colocar limites em como as pessoas podem enviar mensagens. 

A nova versão beta (em desenvolvimento)do aplicativo, informou a companhia, permite aos usuários descobrir mais informações sobre mensagens encaminhadas com frequência. Ao clicar no ícone de uma lupa fixado ao lado dessas mensagens, os usuários têm a opção de fazer uma pesquisa na web, na qual podem encontrar resultados de notícias ou outras fontes de informação. Atualmente, o recurso está em teste. 

O WhatsApp tem sido apontado como um dos principais focos de “fake news” relativas à covid-19 porque se trata de uma rede social de mensagens privadas, trocadas entre grupos ou indivíduos. As mensagens navegam protegidas por código e só podem ser vistas pelas pessoas que as trocaram. 

A empresa informou que baniu cerca de dois milhões de contas por mês, desde janeiro do ano passado, por tentativa de envio de mensagens em massa ou automatizadas. 

O WhatsApp também afirmou que trabalha com a Organização Mundial da Saúde e mais de 20 ministérios nacionais da saúde, incluindo o do Brasil, para ajudar a conectar as pessoas com informações precisas. 

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/04/07/whatsapp-restringe-compartilhamento-de-mensagens-para-reduzir-fake-news.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação