TikTok lança novos controles para jovens

A rede social TikTok vai disponibilizar a novas ferramentas de controle e segurança para contas de usuários de 13 a 18 anos. A novidade, antecipada ao Valor, será adotada em todo o mundo. Portanto, a iniciativa não tem a ver com as determinações feitas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) à plataforma, que envolvem o bloqueio de acesso sem cadastro no Brasil, de modo a impedir que crianças usem o aplicativo de vídeos curtos.

A segurança dos dados dos jovens usuários está entre as obrigações impostas à empresa controlada pela ByteDance, que tem como executivo-chefe Shou Zi Chew. Com as novas ferramentas, os pais podem definir os horários e as situações em que o acesso ao aplicativo fica bloqueado, como em reuniões familiares e na sala de aula. O recurso se chama Pausa Programada. Eles também podem ver quem os filhos seguem, quem são os seus seguidores e os contatos bloqueados. Além disso, as contas dos adolescentes passam a ter uma configuração padrão chamada Hora do Sono que desliga a plataforma à noite. A ideia é ajudá-los a dormir.

No Brasil, a ANPD conseguiu manter as determinações sobre o aplicativo, depois que a ByteDance recorreu da decisão em janeiro. A fiscalização determinou em dezembro que acontroladora apresentasse um plano de conformidade que incluísse mecanismos eficazes de verificação de idade, visando impedir o acesso indevido de crianças e o cadastro desassistido de adolescentes. Definiu ainda que a empresa deveria aprimorar mecanismos de verificação de idade para contas de crianças na plataforma e criar mecanismos de assistência e representação para assegurar que adolescentes sejam devidamente assistidos ou representados por um de seus pais ou responsáveis legais durante o cadastro na plataforma. Procurada pelo Valor nesta segunda-feira (10), a ANPD não comentou o assunto.

Em fevereiro, o TikTok informou que o plano de conformidade havia sido apresentado. “Reforçamos que não comentamos casos em andamento e que este caso está em segredo de justiça, tanto na esfera judicial quanto na administrativa”, disse, em nota, na ocasião. A plataforma acrescentou que, desde o seu lançamento, traz restrições para contas de adolescentes. Além da idade mínima de 13 anos, restringe os conteúdos exibidos e impõe limite de tempo de tela de 60 minutos, além de não autorizar que menores de 16 anos enviem “mensagens diretas” a outras pessoas.

Nos Estados Unidos, a ByteDance continua a enfrentar pressão do governo para venda do TikTok. No domingo (9), o presidente Donald Trump, afirmou que está negociando a venda da operação americana do TikTok, segundo a agência “Bloomberg”.

“Estamos negociando com quatro grupos diferentes, e muitas pessoas querem”, disse ele a repórteres a bordo do Air Force One. O presidente não informou quem está na disputa nem revelou o seu preferido, argumentando que “os quatro são bons.”

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2025/03/11/tiktok-lanca-novos-controles-para-jovens.ghtml

Deixe um comentário