TikTok lança novo aplicativo, sob vigilância de Washington

A ByteDance, empresa chinesa proprietária do TikTok, está tentando atrair criadores populares de rede social para o aplicativo Lemon8 antes que seja apresentado oficialmente este ano.

Enquanto o executivo-chefe da TikTok era interrogado por legisladores na semana passada sobre o relacionamento do aplicativo com Pequim, com alguns até pedindo sua proibição, o proprietário chinês da empresa enviou uma mensagem aos americanos que regularmente fazem e publicam posts nas mídias sociais: Venham participar do nosso novo aplicativo.

“ByteDance, a empresa matriz do TikTok, convida você a se tornar um criador de lançamento em sua nova plataforma Lemon8 antes de seu lançamento oficial nos Estados Unidos!”, dizia uma das mensagens enviadas aos criadores na semana passada por empresas de marketing contratadas pela ByteDance para a divulgação.

As notas e os materiais relacionados, que foram vistos pelo The New York Times, declaram a ambição do Lemon8 de se tornar um dos principais serviços de rede social global e citam o sucesso de sua “empresa irmã TikTok”. Ele acrescentou que a plataforma, que já foi lançada discretamente nas lojas de aplicativos, usa “o mesmo mecanismo de recomendação que ajuda o TikTok a ter sucesso”. O foco inicial será em temas como moda, alimentação saudável e bem-estar.

A divulgação é um sinal de que a ByteDance parece determinada em sua ambição de ser uma das maiores fabricantes de aplicativos do mundo, inclusive nos Estados Unidos, apesar dos crescentes apelos em Washington para proibir o TikTok ou forçar os proprietários chineses da empresa a vendê-lo. O TikTok acumulou 150 milhões de usuários nos Estados Unidos, e a ByteDance parece ansiosa para replicar seu sucesso com o Lemon8.

Mas os legisladores e reguladores podem ter preocupações com o Lemon8 semelhantes às que têm com o TikTok, que se tornou um dos principais campos de disputa entre os Estados Unidos e a China sobre o poder tecnológico e econômico. Autoridades de Washington disseram que o TikTok representa um risco à segurança nacional, citando preocupações de que Pequim possa acessar dados confidenciais dos usuários do aplicativo, como informações de localização, ou que a China possa usar as recomendações de conteúdo do TikTok para gerar desinformação.

“É uma plataforma de rede social como o Instagram, tem a ver com a coleta de informações dos usuários e tem a mesma estrutura de propriedade, sendo filha da ByteDance, então acho que surgirão os mesmos problemas”, disse Lindsay Gorman, diretora de tecnologia e geopolítica do Fundo Marshall Alemão e ex-assessora de tecnologia do governo Biden.

Mesmo que o aplicativo inicialmente pareça inócuo, acrescentou ela, “em última análise, especialmente com plataformas de rede social, ele envolve conteúdo e, eventualmente, isso sempre levará a conteúdo político e de notícias”.

Jennifer Banks, porta-voz da ByteDance, não respondeu a perguntas sobre o Lemon8 e se a empresa antecipou algum escrutínio regulatório.

O Lemon8 está disponível para download, mas não foi lançado formalmente. A ByteDance está planejando uma ação de marketing global para atrair mais usuários em maio, segundo e-mails enviados aos criadores. O site de notícias on-line Insider noticiou a entrada do Lemon8 nos Estados Unidos em fevereiro.

Krishna Subramanian, fundador da empresa de marketing de influenciadores Captiv8, descreveu o aplicativo como uma combinação de Pinterest com postagens de marcas no Instagram, com foco maior em imagens e mais texto do que o TikTok. Tem duas colunas de conteúdo e está cheio de recomendações e dicas de produtos, visando alimentar o comércio.

Seu “retrato do criador ideal” é uma mulher de 22 a 26 anos na área de Nova York ou Los Angeles, focada em moda ou beleza, de acordo com apresentações que o Lemon8 compartilhou com agências de marketing em janeiro. A visão do Lemon8, dizia uma página, é “construir a plataforma mais inspiradora e informativa para descobrir, compartilhar e dar vida às ideias”.

O Lemon8 também disse que foi lançado no Japão em abril de 2020 e alcançou 5 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo no ano passado, ao se expandir para outros países, incluindo Grã-Bretanha, Cingapura e Indonésia.

A campanha de recrutamento é um lembrete da lacuna entre como Washington vê o TikTok e a ByteDance e as percepções dos profissionais de marketing e dos usuários frequentemente jovens do TikTok, incluindo criadores que ganham dinheiro com postagens. Os criadores do TikTok já estão incentivando os espectadores a segui-los no Lemon8, atraindo comentários lotados de emojis de limão. A ByteDance também possui uma popular ferramenta de edição de vídeo chamada CapCut, que se tornou um dos aplicativos gratuitos mais procurados nas lojas do Google e da Apple.

“O fato de pertencer à ByteDance significa que os criadores lhe darão uma chance”, disse Subramanian. “Existe a possibilidade de se tornar uma parte muito, muito grande da cultura.”

Crystal Scruggs, 29, criadora de estilo de vida em Houston, no Texas, recebeu um e-mail da Obviously, uma das empresas de marketing que trabalha com a ByteDance, um dia depois que o executivo-chefe da TikTok, Shou Chew, prestou depoimento de aproximadamente cinco horas no Congresso dos EUA.

O e-mail convidava Scruggs a se inscrever para se tornar uma criadora de lançamento de moda no Lemon8. Se escolhida, Scruggs receberia uma pequena verba não revelada para postar no aplicativo. Ela teria que criar dez postagens que seriam publicadas em abril, com tópicos como resenhas e recomendações de compras ou tutoriais de moda. Cada postagem incluiria de três a dez imagens, exigiria uma legenda de pelo menos 150 palavras e precisaria da aprovação do Lemon8 antes de ser publicada.

Ela disse que ficou impressionada com o tom do e-mail, que disse ser diferente dos e-mails de campanha de marca que ela normalmente recebe. Parecia impessoal, e Scruggs inicialmente não teve certeza se era uma oportunidade de negócio legítima.

“Quando empresas ou pessoas que trabalham com criadores enviam informações, geralmente perguntam se você está interessado antes de enviar um resumo completo”, disse Scruggs.

Afinal, ela não se interessou. “O e-mail parecia ser algo enviado para um milhão de pessoas diferentes, e não direcionado a qualquer pessoa especificamente para fazer parte de uma campanha”, acrescentou ela. “Eu tento ficar longe dessas coisas.”

O esforço tem atraído grande atenção. Centenas de criadores nos Estados Unidos já se inscreveram, o que ajudará o Lemon8 a atingir sua meta de preencher a plataforma com milhares de conteúdos nesta primavera, segundo uma pessoa com conhecimento direto dos planos do aplicativo e que falou sob a condição de anonimato.

Depois que o Lemon8 selecionar seus criadores iniciais nos Estados Unidos, eles receberão orientação sobre quais tópicos e estética tendem a resultar em conteúdo popular. Eles postarão ao longo de abril numa fase chamada de “acumulação de conteúdo”.

Em maio, o aplicativo se concentrará em adicionar usuários e ajudar os criadores a ganhar seguidores. Em setembro, o aplicativo voltará sua atenção para “oportunidades de comercialização”, como ajudar criadores a ganhar dinheiro com acordos de marcas e agências e, presumivelmente, outras formas de publicidade.

O Lemon8 ofereceu aos criadores vários incentivos para serem os primeiros parceiros da plataforma, além de suas receitas por postagens. Eles poderão ser apresentados na página “Descubra” ou entre as “Estrelas em Ascensão” do Lemon8, e poderão até ter seu conteúdo anunciado no TikTok.

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/03/proprietaria-do-tiktok-lanca-novo-aplicativo-sob-vigilancia-de-washington.shtml?_gl=1*otx6db*_ga*Nzk5Mjc3MjE2LjE2NjkzMzQ0NDg.*_ga_RY1LTN28TR*MTY4MDIwNTU5NC40NTcuMS4xNjgwMjA2MjE4LjYwLjAuMA..

Comentários estão desabilitados para essa publicação