No final de semana, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump deu prosseguimento ao seu plano de taxar em 25% os produtos provenientes do México e do Canadá e em 10% as importações da China.
A medida é particularmente inconveniente para a indústria automobilística. Milhões de carros vendidos nos EUA todos os anos são montados no Canadá ou no México, segundo aponta Mike Ward, analista da Freedom Capital Markets.
A Tesla monta todos os veículos vendidos nos Estados Unidos dentro dos Estados Unidos, mas ainda há as peças. Cerca de 15% de todas as peças de um Model Y vendido nos EUA vêm do México. Algumas vêm do Canadá também, mas é difícil estimar quantas, uma vez que a indústria costuma agrupar EUA e Canadá em um único bloco para contabilizar as peças.
Entre 30% e 50% das peças para carros populares que são montados nos EUA vêm de fora dos EUA e do Canadá, segundo dados da National Highway Traffic Safety Administration (Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário).
Tarifas significam custos mais altos para as indústrias automobilísticas, e potenciais problemas na cadeia de suprimentos do setor. Esse movimento deve se traduzir em maior volatilidade para investidores, conforme são levantados os efeitos para a demanda e a lucratividade.”A medida foi tomada por meio da Lei de Poderes Econômicos
Emergenciais Internacionais (IEEPA, na sigla em inglês) devido à maior ameaça de estrangeiros ilegais e drogas mortais que matam nossos cidadãos”, Trump escreveu no X. Ele também disse repetidas vezes que o objetivo das tarifas é trazer a indústria de volta aos Estados Unidos. É importante notar quais os benefícios da importação para a economia dos EUA: espera-se que ela torne os produtos mais baratos, melhores, e mais abundantes. No caso dos carros, os consumidores optam pelo melhor.
O Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) foi assinado em 1992. Na época, a picape Ford F-150 custava pouco mais de US$ 10 mil. Hoje, a F-150 mais barata custa US$ 37 mil. Isso representa um aumento anual de cerca de 4%. A renda familiar média aumentou pouco mais de 3% ao ano no mesmo período. A F- 150, portanto, ficou um pouco mais cara, em comparação. Mas também ficou muito melhor. A picape de 1992 tinha um motor de 4,9 litros com 145 cavalos de potência e rendendo cerca de 14 milhas (cerca de 22 km) por tanque. A capacidade de reboque era de cerca de 7.500 libras (cerca de 3,4 toneladas).
O modelo de 2024 tem um motor turbo de 2,7 litros, com 325 cavalos de potência e rendendo cerca de 20 milhas por tanque (equivalentes a 32km). A capacidade de reboque é de quase 14 mil libras (6,3 toneladas).
Sem o comércio exterior, os carros ainda teriam ficado melhores, ou mais baratos, mas é difícil calcular em qual proporção. As ações da Tesla vão chegar ao mercado na segunda-feira quase sem variação no ano até agora. As da Ford subiram cerca de 3%. Da General Motors, caíram cerca de 7%. O índice S&P 500 subiu quase 3%.
As ações da GM desabaram quase 9% depois da divulgação do balanço do quarto trimestre na semana passada. A projeção financeira para2025 foi melhor que o esperado, mas a GM não quantificou o impacto das tarifas, o que abalou a confiança dos investidores.