O Spotify anunciou uma nova interface para o aplicativo de música — considerada a maior mudança na plataforma desde que foi lançada para celulares, em 2013. Agora, os usuários poderão navegar no app como uma rede social, com um feed rolável, semelhante ao TikTok e Instagram.
A novidade foi apresentada no Stream On, evento da empresa que aconteceu em Los Angeles pela segunda vez e foi transmitido virtualmente para todo o mundo. A mudança de interface vai aproximar o app de um feed de rede social, parecido com o que o TikTok e o Instagram fazem com seus conteúdos de vídeos curtos.
De acordo com Gustav Söderström, chefe de tecnologia do Spotify, a nova experiência deve chegar aos usuários a partir desta quarta e inclui uma maior interação entre vídeo e música. Para isso, a página principal já deve incluir clipes de músicas recomendadas e que estão “bombando” na plataforma.
Na parte de cima da tela principal, o menu de áudio, podcasts e outros conteúdos vai continuar disponível, mas em uma seção menor. A navegação também segue o estilo do “arrasta para cima”, que permite que o usuário possa navegar entre os conteúdos na mesma dinâmica de redes sociais, com publicações que podem ser vídeos de músicas, videocasts ou conteúdo de audiobooks, por exemplo.
A ideia é que os conteúdos, mesmo os de áudio, possam se tornar mais visuais. Outra aposta no formato é a visibilidade para novos artistas na navegação do app. De acordo com Söderström, o novo modelo facilita para o usuário salvar novas músicas e conteúdos intuitivamente.
https://www.estadao.com.br/link/empresas/spotify-feed-rede-social-mudanca/