Robotáxis já fazem inimigos ao circular por São Francisco

Pouco antes da cantora Patti Smith subir ao palco em São Francisco neste mês, o mestre de cerimônias agradeceu aos patrocinadores, incluindo a empresa de robotáxi Waymo.

O público vaiou, refletindo a crescente hostilidade na cidade a uma das indústrias de tecnologia mais supervisionadas. 

Em um recente incidente, uma frota de veículos autônomos parou de circular e bloqueou o tráfego durante um show em uma noite de sexta- feira em North Beach. Dias depois, um carro autônomo emperrou no cimento molhado de um canteiro de obras e um robotáxi colidiu com um caminhão de bombeiros que respondia a uma chamada de emergência. Semanas antes, defensores dos animais ficaram horrorizados quando um veículo atropelou e matou um cachorro pequeno. 

Os acidentes aumentam as preocupações com o trânsito e segurança de veículos autônomos, que circulam pelas ruas da cidade rodeados de sensores e câmeras, recolhendo dados e prometendo um mundo com menos interações humanas. As críticas aos robotáxis aumentam à medida que os veículos autônomos começam a se expandir de fato em São Francisco, após anos de desenvolvimento. 

Neste mês, a agência reguladora da Califórnia aprovou uma expansão dos serviços de robotáxi na cidade, permitindo que a Waymo, controlada pela Alphabet, e a Cruise, uma unidade da General Motors, comecem a cobrar tarifas pelas viagens quando as ruas estão mais movimentadas. 

Mas agora essas empresas também enfrentam sindicatos, o sistema de transporte público da cidade e o procurador municipal David Chiu, que solicitou ao estado a suspensão das licenças tarifárias ampliadas. Se Chiu vencer, será um revés para companhias que tentam . Poderia também sinalizar a outras empresas que desenvolvem a tecnologia que o berço da autonomia é um lugar cada vez mais difícil para seu crescimento. 

Esse cenário coloca a Califórnia numa posição precária. Altos impostos e regulamentações já enviaram algumas empresas dos setores bancário e de tecnologia para o leste, em estados como o Texas. Empresas de tecnologia autônoma também se diversificam, com a expansão das operações da Cruise e Waymo e testes de frotas em estados do chamado “Sunbelt”, com regulamentações mais permissivas e governos favoráveis aos negócios. Na terça-feira, a Cruise anunciou planos de entrar em Raleigh, na Carolina do Norte. 

Cruise e Waymo são as únicas empresas na Califórnia autorizadas a operar serviços pagos de robotáxi 24 horas por dia. A aprovação foi concedida em 10 de agosto pela Comissão de Serviços Públicos da Califórnia, depois que a Cruise esperou nove anos para obter 10 licenças. Outros estados têm sido mais tolerantes. A Cruise conseguiu uma licença no Arizona em um mês, enquanto o Texas pode oferecê-la em alguns dias. Na Flórida, Geórgia e Carolina do Norte, a empresa disse que nem sequer precisa de licença para veículos autônomos. 

À medida que os acidentes aumentam juntamente com o tamanho das frotas, carros autônomos criam polêmica em São Francisco. 

A Waymo tem cerca de 250 veículos nas ruas da cidade, enquanto a Cruise tinha 400. Após uma série de incidentes recentes que circularam nas redes sociais, o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia ordenou que a Cruise reduzisse sua frota ativa pela metade – rentabilizar investimentos multibilionários em veículos autônomos uma medida apoiada pelo sindicato Teamsters Union Local 250, que representa motoristas do setor público na Bay Area. A Cruise agora pode operar apenas 50 carros sem motorista durante o dia e 150 à noite. 

Há grupos que veem benefícios nos carros autônomos, especialmente para pessoas com deficiência e para trabalhadores que necessitam de opções adicionais de transporte. O Sindicato Internacional dos Empregados de Serviços, a Federação Nacional dos Cegos e a Irmandade Internacional dos Trabalhadores dos Eletricistas Local 6 estão entre as organizações que apoiaram a expansão dos veículos autônomos. 

“Há cidades em todo o país que acolherão com prazer a tecnologia e o que significa para a sua economia”, disse Grayson Brulte, consultor de assuntos governamentais. “Arizona, Flórida e Texas serão beneficiários da mesma forma que são beneficiários da migração financeira.” 

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2023/08/24/robotaxis-ja-fazem-inimigos-ao-circular-por-sao-francisco.ghtml

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