Os preços da eletricidade na Europa atingiram novos recordes, com a onda de calor prolongada perturbando os mercados de energia, que já estavam sob pressão dos cortes no fornecimento de gás para o continente pela Rússia
A potência de carga de base alemã para entrega no próximo ano, o preço de referência europeu, subiu mais de 5% ontem, para o recorde de € 455 por megawatt-hora (MWh). Isso é cinco vezes maior do que o preço registrado há um ano. O contrato francês equivalente aumentou 4%, ultrapassando € 600 por MWh pela primeira v
Os preços da energia, fortemente influenciados pelo custo do gás – principal fonte de geração de eletricidade – vêm subindo desde o início do ano, já que o preço do gás mais do que quadruplicou.
A prolongada onda de calor na Europa intensificou o problema em julho ao reduzir a capacidade de geração, além de aumentar a demanda por eletricidade.
As baixas velocidades do vento devido às altas temperaturas reduziram a geração de energia eólica, enquanto a queda dos níveis de água ao longo do rio Reno interrompeu a entrega de carvão às usinas de energia na Alemanha, disse William Peck, analista de mercado de energia da ICIS, empresa de análise de commodities.
Na França, onde os rios são usados para resfriar muitas de suas usinas nucleares, os baixos níveis de água também afetam a geração, acrescentou Peck. Mais da metade da capacidade de energia nuclear da França está atualmente paralisada para manutenção.
“Os preços tão altos são o mercado tentando levar alguém a algum lugar para fazer algo para impedir os apagões”, disse Peck. “Eles estão dizendo: qualquer usina que esteja parada vai receber muito dinheiro para voltar a produzir.”
A França geralmente exporta o excesso de eletricidade que produz. Mas neste ano tornou-se um importador, o que significa que os países vizinhos estão queimando gás adicional para gerar eletricidade para a França, justamente quando a Europa tenta conservar suprimentos para o inverno. A Alemanha exportou 600 mil MWh de eletricidade para a França em junho, o dobro de um ano antes
https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/08/12/preco-da-energia-bate-novo-recorde-na-europa.ghtml