Por que vídeos com tela dividida invadiram Instagram e TikTok?

Quem vive no Instagram e no TikTok já deve ter se deparado com vídeos com a telas dividida: uma das metades exibe o conteúdo que supostamente deveria ser o tema da produção, enquanto a outra mostra conteúdos bem aleatórios e específicos. Entre os conteúdos da segunda metade estão vídeos de pessoas cortando um sabonetes, preparando bolos, cortando as unhas ou brincando com slime. O que explica fenômeno tão aleatório?

A primeira explicação é óbvia: é uma estratégia para driblar os algoritmos que bloqueiam conteúdos com direitos autorais, como trechos de filmes ou clipes de música, por exemplo. Já a segunda é mais profunda e tem relação com prender a atenção do usuário até o fim do vídeo. Cada vez mais, o uso excessivo de telas está acostumando os nossos cérebros a serem hiper estimulados o tempo inteiro.

Cândido Barros, psiquiatra e Doutor em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), explica que, apesar de ainda não haver nenhuma pesquisa científica que relacione, especificamente, vídeos de telas divididas com a falta de atenção dos mais jovens, é evidente que os hiper estímulos contribuem para a desatenção.

“Não existe estudo comprovando a relação de causa e efeito nesse caso específico. Mas por exemplo, existem algumas pesquisas mostrando uma associação entre o uso de mídias digitais e multitasking. Se você acessar múltiplas telas ou múltiplas tarefas ao mesmo tempo, isso pode estar associado a um problema de atenção”, diz.

https://www.estadao.com.br/link/cultura-digital/por-que-videos-com-a-tela-dividida-estao-invadindo-o-feed-do-seu-instagram-e-tiktok-veja-explicacao

Comentários estão desabilitados para essa publicação