NPC? A nova febre do TikTok que movimenta muitos milhões

Nos últimos dias, bastam algumas deslizadas na tela do TikTok para, sem demorar, chegar a alguma transmissão ao vivo de NPC. Esta é uma das trends (tendências) mais recentes na plataforma de vídeos curtos, entre as dezenas que surgem mensalmente, e que extrapolou a rede social, gerando curiosidade sobre qual, afinal, é a proposta deste tipo de conteúdo.

A sigla NPC vem do mundo dos games e significa “Non Playable Character” (“personagem não jogável”, em tradução livre). Isso é, são aqueles personagens de jogos que aparecem durante a história, mas que não são controláveis. Eles podem simplesmente ficar parados ou andando, apenas compondo o cenário do game, ou serem mais ativos na narrativa – por exemplo, passando uma missão, dando dicas ou vendendo suprimentos.

Uma característica desses personagens, na grande maioria dos jogos, é a repetição de frases ou gestos várias vezes, especialmente se o jogador não aciona nenhum tipo de comando para o personagem controlado em relação ao NPC.

Nas lives do TikTok, portanto, os criadores de conteúdo imitam esses movimentos repetidos e dizem frases prontas diversas vezes. É como uma extensão de um cosplay – em que os fãs se vestem como seus personagens favoritos –, mas no caso da transmissão ao vivo, especialmente após essa recente popularização, o foco não é tanto a caracterização (com peruca, roupa ou maquiagem, por exemplo), mas sim a reprodução deste estereótipo dos jogos.

O público interage de forma fervorosa e o criador de conteúdo, por sua vez, responde às interações fazendo menção ao nome dos usuários – sempre dentro do comportamento de um NPC.

https://www.estadao.com.br/link/o-que-e-live-de-npc-no-tiktok-significado-nprei/

Comentários estão desabilitados para essa publicação