Nobel de Literatura premia austríaco Peter Handke e polonesa Olga Tokarczuk

A romancista polonesa Olga Tokarczuk e o escritor austríaco Peter Handke ganharam nesta quinta-feira o Prêmio Nobel de Literatura de 2018 e 2019, respectivamente, após um intervalo de um ano devido a alegações de abuso sexual que abalaram a academia sueca reservada que ela selecionou para os laureados.
A academia justificou a entrega do prêmio de 2019 a Handke “por um trabalho influente que, com engenhosidade linguística, explora a periferia e a especificidade da experiência humana”.
Para, Tokarczuk a academia elogiou a “imaginação narrativa que, com paixão enciclopédica, representa o cruzamento de fronteiras como uma forma de vida”.
Tokarczuk é apenas a 15a mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura em mais de um século. Dos 11 prêmios anunciados nesta semana, 10 dos vencedores foram homens.
O Prêmio Nobel de Literatura foi cancelado no ano passado, após um êxodo na exclusiva Academia Sueca, que seleciona os vencedores, diante de alegações de abuso sexual.
Jean-Claude Arnault, marido de um ex-membro da academia, foi condenado no ano passado por duas violações em 2011. Arnault supostamente também vazou o nome dos vencedores do Prêmio Nobel em sete ocasiões.
A Fundação Nobel havia alertado que outro grupo poderia ser escolhido para entregar o prêmio se a academia não melhorasse sua imagem manchada, mas disse em março que estava satisfeita com o fato de a Academia Sueca ter reformado e recuperado sua confiança.
Os prêmios de 2018 e 2019 foram escolhidos pelo Comitê Nobel da Academia Sueca, um novo órgão composto por quatro membros da academia e cinco “especialistas externos”. Os organizadores do Nobel dizem que o comitê sugere dois nomes que devem ser aprovados pela Academia Sueca. Não está claro se os membros da academia simplesmente aprovaram a decisão dos especialistas.
Em seu testamento, o empresário industrial e inventor da dinamite, Alfred Nobel, designou especificamente a Academia Sueca como a instituição responsável para escolher o prêmio de literatura.

https://valor.globo.com/eu-e/noticia/2019/10/10/nobel-de-literatura-premia-austriaco-peter-handke-e-polonesa-olga-tokarczuk.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação