No Brasil, Samsung é mais influente do que Facebook

Dono do site de buscas e do sistema operacional para celulares mais usados no mundo, o Google mantém-se como a marca mais influente para os brasileiros. Mas a Samsung ultrapassou o Facebook e é a segunda mais influente. Além de sua marca principal, o Google tem um de seus produtos, o YouTube, na lista (ver a tabela).
Assim como em outros anos, o ranking das 10 mais de 2018 está bem ocupado por empresas do mundo da tecnologia (60% do total), resultado da relação próxima que os consumidores têm com essas marcas todos os dias – a estimativa é que uma pessoa checa seu celular mais de 100 vezes desde que acorda até ir dormir.
As posições ocupadas pelas companhias, no entanto, tiveram mudanças significativas de um ano para o outro, com a entrada de três nomes (Colgate em 7o, Johnson & Johnson em o e Omo em 10o) e variações de ocupantes em todas as outras posições. O Facebook, por exemplo, trocou de lugar com a Samsung, passando da segunda para a terceira colocação. O Netflix caiu de 6o para 9o e a Nestlé subiu de 5o para 7o.
De acordo com Alan Liberman, diretor para América Latina na Ipsos, no caso
do Facebook, não há nenhum elemento que indique que o caso da Cambridge Analytica e outras denúncias de acesso a dados de usuários da rede por terceiros tenham afetado a imagem da companhia.
A avaliação é que a Samsung fez um bom trabalho em algum aspecto, o que a ajudou a marca a avançar mais. “A competição entre as empresas está mais acirrada e as diferenças entre as empresas mais sutis, então a posição no ranking acaba sendo menos relevante. Estar entre os 10 já é um grande feito”, disse Steve Levy, diretor de operações da Ipsos Canadá e idealizador do estudo, que chegou à sétima edição.
Uma ausência na lista deste ano é a Havaianas, que no ano passado foi a única marca nacional entre as 10 mais influentes é a que mais já figurou na lista. Na avaliação de Levy, o argumento de que outras marcas acertaram mais continua valendo nesse caso. Ele diz que marcas locais têm dificuldade de competir com nomes globais por conta de restrições de escala, capital e acesso a talentos. Segundo Liberman, olhando o ranking de forma mais abrangente, o cenário é mais interessante para as marcas locais. Entre os 25 nomes, sete são de companhias nacionais, mesmo número de 2017.
A pesquisa leva em conta cinco aspectos para avaliar a influência das marcas: liderança e inovação, confiança, presença, responsabilidade social e engajamento. Globalmente, liderança e inovação, confiança e engajamento são os aspectos mais importantes para os consumidores, com peso de 26% cada. Responsabilidade social e engajamento vêm na sequência, com 17% e 4%, respectivamente.
No Brasil as ordens se invertem um pouco. Para os brasileiros, liderança e inovação ficam na frente, com 32% – pequena queda em relação aos 35% de 2017. A confiança, segundo critério mais importante, tem ganhando relevância por conta do cenário político e econômico registrou peso de 30% – era 28%. Presença se manteve estável em 17%, responsabilidade social ganhou um ponto para 16% e engajamento (interação com a marca) se igualou à média global, saindo de 5% para 4%.
A pesquisa foi feita entre novembro e dezembro de 2018, com 1.030 pessoas.

https://www.valor.com.br/empresas/6185767/no-brasil-samsung-e-mais-influente-do-que-facebook#

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