A LuzIA, chatbot de conversação pelo WhatsApp equipado com inteligência artificial (IA), recebeu um aporte de US$ 10 milhões, anunciado nesta terça-feira, 17. A rodada, que é um aporte Série A, foi feita por diversos investidores, incluindo o jogador de basquete espanhol Pau Gasol, Globo Ventures e fundos do Vale do Silício.
De acordo com a empresa, que possui o mesmo nome da robô, o investimento será usado para expandir o alcance da ferramenta, além de melhorar a experiência de quem usa por meio do mensageiro. Atualmente, a LuzIA já interage com mais de 16 milhões de pessoas no mundo.
“Este investimento representa um passo importante para a LuzIA para cumprir sua missão como empresa: levar o poder da inteligência artificial a mais pessoas e diminuir o gap tecnológico no mundo”, afirmou o CEO e cofundador da empresa, Álvaro Higes.
A LuzIA é capaz de realizar diversas tarefas conforme um comando fornecido pelo usuários, como gerar imagens, transcrever áudios (de no máximo 10 minutos) e traduzir e criar textos. Ela atua como uma espécie “central de IAs”: ela é compatível com o ChatGPT (de criação de textos), com o WhisperAI (de transcrição de áudio) e com o Stable Difussion (de criação de imagens). Assim, quando o usuário envia um pedido na conversa, a chatbot conecta esse pedido com o serviço mais adequado para realizá-lo e retorna com uma resposta em segundos.
Essa nova fase da LuzIA conta também com uma repaginada que vai além do investimento: agora, um novo avatar é o rosto do chatbot no WhatsApp, com traços mais suaves e em estilo de desenho. A personagem, porém, continua a mesma mulher de cabelos ruivos. Segundo a empresa, a mudança traduz um estilo com menos referências a uma fotografia e traz o desenho como uma expressão de “calma” para os usuários.
Desde o início de outubro, a LuzIA também já pode informar aos usuários sobre a previsão do tempo diretamente no chat do WhatsApp. Ela informa a previsão do tempo, a temperatura, o índice de umidade e a velocidade do vento.