THE NEW YORK TIMES – “Estou prestes a ser demitida”, Folashade Ade-Banjo falou para a câmera enquanto posicionava seu telefone, “e vocês estão prestes a ver isso”.
Em um vídeo de cinco minutos do TikTok neste mês, Ade-Banjo, uma profissional de marketing de Los Angeles de 30 anos, foi mostrada sentada em silêncio em sua mesa e olhando para o computador, com uma expressão de dor no rosto enquanto acenava que estava pronta para começar. Ela estava sendo demitida por uma gigante da tecnologia. O vídeo acumulou meio milhão de visualizações e milhares de comentários em poucas horas.
“Uma das minhas resoluções para este ano foi ser muito mais aberta e honesta com as coisas com as quais luto em minha própria vida, portanto, parte disso é realmente mostrar partes da minha vida que podem não ser tão glamourosas”, diz Ade-Banjo.
Nas últimas semanas, empresas de tecnologia, como Discord e Google, eliminaram centenas de postos de trabalho – e alguns de seus trabalhadores estão recorrendo às mídias sociais para compartilhar suas experiências de demissão. Muitos desses vídeos se tornaram virais. Eles mostram pessoas chorando enquanto conversam com o departamento de recursos humanos ou seguem sua rotina diária sabendo que um compromisso misterioso em sua agenda provavelmente resultará em sua demissão.
A tendência faz parte de um movimento impulsionado pela Geração Z e pelos millennials para compartilhar todos os aspectos de suas vidas nas mídias sociais, desde histórias sobre um encontro ruim até revelações profundamente pessoais durante vídeos de rotinas diárias como a aplicação de maquiagem. Os vídeos de demissão e as postagens de busca de emprego que os acompanham em sites como LinkedIn e X estão lançando luz sobre um momento privado que muitas pessoas tentam esconder.
“A fronteira entre o pessoal e o profissional foi rompida”, diz Sandra Sucher, economista de Harvard que estuda demissões.
Alguns trabalhadores dizem que estão usando os vídeos para processar as emoções da perda do emprego. Joni Bonnemort, 38, de Salt Lake City, filmou a si mesma chorando quando uma empresa de reparo de crédito a demitiu de seu emprego de marketing em abril. Ela planejava compartilhar o vídeo apenas com a família, mas o publicou no TikTok depois de descobrir que a empresa havia pago bônus aos funcionários restantes uma semana após a demissão. O vídeo acumulou mais de 1,4 milhão de visualizações e comentários de apoio.
“Eu não queria parecer rancorosa, mas, ao mesmo tempo, é a minha experiência”, diz Bonnemort. “Isso aconteceu com muitas pessoas.”
Vanessa Burbano, professora da Columbia Business School que estuda como as práticas das empresas influenciam o comportamento dos funcionários, disse que o trabalho remoto encorajou as pessoas a se manifestarem online.
“A interação entre os indivíduos e suas empresas mudou fundamentalmente com o aumento do trabalho remoto”, disse ela.
Depois de receber um convite para uma reunião de 30 minutos de um novo gerente este mês, Mickella Simone Miller, que trabalhava remotamente como gerente de projetos em Salt Lake City, gravou um vídeo sobre seu dia de trabalho em casa, incluindo a escolha de uma caneca de café que dizia: “O mundo está desmoronando ao nosso redor, e eu estou morrendo por dentro”. O vídeo terminou com ela ouvindo a empresa anunciar que estava eliminando sua função.
Além de ser terapêutico, diz Miller, o vídeo levou os recrutadores a entrarem em contato com possíveis oportunidades – e cerca de 30 convites para se candidatar a novas funções, embora ela ainda não tivesse encontrado um novo emprego.
As empresas precisam perceber que tudo pode ser gravado e compartilhado, em uma época em que as pessoas se sentem cada vez mais à vontade para postar coisas online, diz Lindsey Pollack, autora de livros sobre carreiras em locais de trabalho multigeracionais. Ela vê como positivo o fato de as pessoas estarem compartilhando experiências de demissão e não acha que isso prejudicará suas chances futuras de emprego.
Em um caso, Matthew Prince, executivo-chefe da empresa de segurança cibernética Cloudflare, respondeu no X este mês a um vídeo de nove minutos do TikTok sobre uma demissão em sua empresa. Ele defendeu a decisão de demitir o funcionário, mas disse que a empresa deveria ter sido “mais gentil e humana”.
Brittany Pietsch, a ex-funcionária da Cloudflare que publicou o vídeo, disse que estava analisando mais de 10 mil mensagens do LinkedIn, incluindo muitas de recrutadores.
“Não me arrependo de nada”, disse ela em uma entrevista. “Tudo o que fiz foi apenas ser sincera e mostrar uma conversa que não foi roteirizada.”
Embora os especialistas digam que é improvável que as postagens prejudiquem as perspectivas de carreira futura das pessoas, eles advertiram que as pessoas que postaram vídeos de demissão precisam estar de acordo com a possível notoriedade.
Ade-Banjo, profissional de marketing de Los Angeles, tornou seu vídeo privado logo após publicá-lo, para proteger as identidades dos gerentes que a demitiram. Ela disse que seu objetivo era simplesmente esclarecer e desestigmatizar o processo.
“Se alguém mais estiver passando por essa situação, pelo menos saberá que não está sozinho”, diz.