A Intel Corp apresentou na quarta-feira uma nova família de chips processadores mais rápidos para computadores pessoais e disse que o supercomputador que está ajudando o governo dos Estados Unidos a construir alcançará o dobro das velocidades anteriormente esperadas.
A Intel está trabalhando para recuperar sua liderança na fabricação dos chips de computação mais rápidos, depois de perder o título para rivais como Advanced Micro Devices (AMD.O) e Apple Inc (AAPL.O) , que usam parceiros externos para fabricar seus chips enquanto A Intel tem lutado com suas operações internas de fabricação. A Intel, sediada em Santa Clara, Califórnia, fez o anúncio em um evento com o objetivo de persuadir os desenvolvedores de software a escrever código para seus chips.
A Intel mostrou versões de sua 12ª geração de chips Intel Core para PCs, conhecidos pelo codinome Alder Lake. A empresa disse que a linha de produtos incluirá 60 chips diferentes destinados a 500 modelos de PCs de vários fabricantes, de laptops finos a máquinas maiores projetadas para jogadores.
A empresa disse que está enviando 28 versões do chip para fabricantes de PCs, com “ampla disponibilidade” a partir de 4 de novembro.
A Intel também disse que Aurora, um supercomputador que a Intel está construindo com o Laboratório Nacional Argonne do Departamento de Energia dos EUA para trabalho de inteligência artificial no subúrbio de Chicago, será duas vezes mais rápido do que o planejado originalmente. A Intel disse que o computador ultrapassará 2 exaflops, o que significa a capacidade de realizar 2 quintilhões – ou 2.000.000.000.000.000.000 – de cálculos por segundo.
A Intel havia se comprometido originalmente a entregar o computador de $ 500 milhões este ano com 1 exaflop de desempenho, mas atrasos na fabricação a forçaram a adiar a entrega até o próximo ano. Nesse ínterim, os funcionários da Argonne contrataram os rivais da Intel Nvidia Corp (NVDA.O) e AMD para um sistema menor construído pela Hewlett Packard Enterprise Co (HPE.N) como um sistema de teste para continuar desenvolvendo tecnologias de software para a máquina atrasada