O Instagram testará duas novas ferramentas que prometem dar mais controle aos usuários em relação a conteúdos sugeridos na rede.
O anúncio ocorre um mês após a plataforma sofrer uma onda de reclamações sobre o número de anúncios e de vídeos de desconhecidos que vinha sendo exibido no app —o que culminou no recuo temporário de sua ofensiva sobre o rival TikTok.
Na ocasião, perfis de influenciadores como o da americana Kylie Jenner viralizaram ao criticar a tentativa do Instagram de imitar ferramentas do app chinês. “Faça o Instagram ser o Instagram de novo. Pare de tentar ser o TikTok”, dizia um dos posts.
Em resposta, a Meta, dona da rede, informou que diminuiria em todo o mundo os testes de tela cheia e as recomendações de desconhecidos.
Nesta terça-feira (30), a rede disponibilizou, de forma experimental, o comando “Não tenho interesse”, que permite aos usuários ocultar de uma só vez várias fotos e vídeos sugeridos na aba Explorar, onde ficam agregadas as contas recomentadas por meio de inteligência artificial.
Uma outra versão do controle já estava disponível para posts recomendados no feed.
A ação pode ser feita selecionando o menu de três pontos ou clicando no “X” que aparece no canto direito do post sugerido. Após o uso do comando, conteúdos similares deixarão de aparecer na aba, diz o anúncio.
Já a segunda ferramenta em testes possibilita que postagens recomendadas sejam omitidas por conter determinadas palavras, frases ou hashtags, pré-selecionadas pelos próprios usuários.
“É importante para nós que você se sinta bem com o tempo que passa no Instagram. Por isso, estamos sempre trabalhando em maneiras de aumentar seu controle sobre o que vê”, diz a rede em seu site.
O Instagram personaliza os feeds, ou seja, classifica e prioriza os conteúdos na rede, por meio de mecanismos de inteligência artificial que calculam a probabilidade do usuário realizar interações com as publicações. “Quanto maior a probabilidade de você realizar uma ação (e maior a importância que atribuímos a ela), maior a chance de uma publicação aparecer no topo do seu feed”, afirma a plataforma.
Para oferecer perfis de possível interesse, o Instagram leva em conta o histórico de comentários, curtidas, compartilhamentos, além do tempo dedicado à visualização dos posts e cliques nas fotos de perfis