Instagram e Pinterest atraem mais audiência

A pandemia impulsionou a audiência das redes sociais no país, em especial do Instagram, do Pinterest e de aplicativos de mensagens instantâneas. Empresa especializada na medição de audiência na internet, a americana Comscore calcula que o total de visitantes únicos do Instagram no Brasil aumentou 9,4% entre fevereiro de 2020 e o mesmo mês deste ano. No caso do Pinterest, rede de compartilhamento de imagens que atrai interessados em culinária e decoração, entre outros temas, a expansão no período foi de quase 32%. Esse movimento sugere que boa parte dos brasileiros passou a buscar redes sociais que oferecem conteúdo mais ameno. 

O diretor geral de Operações da Comscore no Brasil, Eduardo Carneiro, observou que o isolamento social, imposto pela doença, fez os brasileiros voltarem sua atenção “para dentro de casa”. O maior tempo gasto no lar acabou por potencializar o interesse por temas como reforma e decoração da casa ou como preparar um risoto, por exemplo. A tendência se repetiu no Reino Unido e nos Estados Unidos, dois mercados de referência para a Comscore. 

No Brasil, a partir da segunda quinzena de fevereiro do ano passado, quando foi identificado o primeiro caso de contaminação pelo coronavírus no país, aumentou a busca por informações não só nas redes sociais mas em sites de notícias, saúde, órgãos governamentais e da Caixa Econômica Federal (CEF), lembra Carneiro. No fim do primeiro semestre houve acomodação na audiência e uma queda dali em diante, em especial para Twitter e LinkedIn. Considerando a audiência das dez propriedades digitais (portais, grupos de sites de uma mesma empresa e aplicativos) mais acessadas no Brasil, o número total de visitantes únicos mensurado pela Comscore em fevereiro deste ano era de 125,6 milhões, com expansão de 4,3% em relação a igual mês de 2020. 

Essa melhoria mais geral, no entanto, não se refletiu na audiência de Facebook, Twitter e LinkedIn. A Comscore estima que em fevereiro deste ano o Facebook recebeu 107,8 milhões de visitantes únicos no Brasil. O total é 4,84% inferior ao registrado no mesmo mês de 2020. Para o Twitter, a retração chegou a quase 40% no período, de acordo com os dados da Comscore. O WhatsApp mostrou tendência oposta – cresceu, de pouco mais de 107 milhões, no início de 2020, para 115,3 milhões em fevereiro deste ano, ultrapassando o Facebook. 

Em nota, a assessoria de imprensa do Twitter informou que a empresa não divulga dados por país, mas observou que houve crescimento no número de usuários brasileiros na comparação entre os anos de 2019 e 2020. “Este é, inclusive, um comportamento que pode ser observado globalmente”, frisa a empresa. 

A plataforma baseia suas estratégias no conceito de “usuários ativos diários monetizáveis”. São pessoas que efetuaram login ou foram autenticados e acessaram o Twitter através do site ou do aplicativo, nos quais são exibidos anúncios. A Comscore, por sua vez, trabalha com o conceito de visitante único, que pode ou não ter conta na rede social. 

O Facebook, também por meio de sua assessoria, informou que em dezembro de 2020, 145 milhões de pessoas acessavam mensalmente o Facebook no Brasil. 

A metodologia de aferição de audiência utilizada pela Comscore é similar a de institutos de pesquisa que monitoram o consumo de conteúdo via televisão. A empresa tem 66 mil aparelhos de medição capazes de registrar de forma individual, por exemplo, os acessos dos residentes numa mesma casa. A partir desses dados, a Comscore extrapola a audiência para todo o país. 

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/04/08/instagram-e-pinterest-atraem-mais-audiencia.ghtml

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