Huawei vai acelerar testes para 5G

A fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações Huawei vai acelerar a realização de testes da tecnologia de quinta geração (5G) de redes móveis – o edital para leiloar novas licenças de 5G sai em agosto, segundo o Ministério das Comunicações. A empresa investiu R$ 35 milhões para criar um centro de inovação, batizado de Ecosystem Innovation Technology Center, em São Paulo. 

O plano é atrair universidades e startups para experimentos que simulam condições reais da nova geração de redes móveis, em diferentes setores da economia. 

“Já temos mais de 20 universidades parceiras, além de startups em segmentos como agricultura, logística, mídia e mineração para desenvolvimentos em 5G, inteligência artificial e computação em nuvem”, diz Sun Baocheng, presidente da Huawei no Brasil, ao Valor.

A fabricante já vem realizando testes práticos de 5G há mais de um ano no país. Um deles, iniciado em dezembro do ano passado, simula o uso de redes 5G para monitoramento e detecção de pragas em estágio inicial nas lavouras de Rio Verde, no interior do Estado de Goiás. “Agora, na segunda fase do projeto, estamos desenvolvendo uma rede inteligente de controle de rebanhos bovinos”, diz o executivo. 

Baocheng diz que a chegada do 5G ampliará a cobertura de acesso à internet em banda larga, além das regiões metropolitanas, já que será uma das obrigações das operadoras. “Com o edital [do 5G], o governo vai aumentar a cobertura das cidades pequenas e áreas rurais”, afirma. Em áreas urbanas do país, 63% dos lares conectados à internet estão em banda larga. Já em áreas rurais, o acesso rápido à internet está presente em 48% dos domicílios conectados, segundo a pesquisa TIC Domicílios, do Núcleo de Informação e Comunicação (NIC.br) do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). 

“A previsão de receita da Huawei deve aumentar este ano diante da expectativa de recuperação da economia”, afirma o presidente da empresa, que não revela números locais. Até o fim do ano, a subsidiária brasileira promete contratar 100 novos funcionários, elevando sua base atual de 1.200 colaboradores diretos. O aumento do time leva em conta não só a futura demanda por redes 5G, mas por painéis de energia fotovoltaica e serviços de computação em nuvem. 

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/07/27/huawei-vai-acelerar-testes-para-5g.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação