A tradução simultânea no Google Meet chega ao Brasil nesta terça-feira, 10, com suporte ao português, anunciou a gigante durante o Google for Brasil, evento da companhia com foco em lançamentos no País— a ferramenta era uma das mais esperados desde o anúncio no Google I/O, em maio deste ano.
Além do Meet, ferramentas populares do Workspace, como Google Docs e Google Planilhas, também ganham uma ajudinha de inteligência artificial (IA) por meio do Gemini.
Chamado de ‘Tradução Simultânea’ no Google Meet, plataforma de videoconferência da empresa, a ferramenta vai funcionar como um tradutor instantâneo, que realiza a tradução em tempo real entre dois idiomas falados. Durante a conversa, a IA identifica os idiomas que estão sendo falados e replica o tom de voz e a entonação do usuário nas respostas dadas na chamada. Por enquanto, o recurso suporta videochamadas de até duas pessoas.
O recurso é parte do Google Beam, nova plataforma de IA para serviços de vídeo da empresa e foi anunciado em maio no Google I/O, principal evento da empresa no ano, que ocorreu na Califórnia.
A ferramenta deve chegar nas próximas semanas, mas apenas para usuários do Google One, serviço de assinatura da empresa que contempla ferramentas mais avançadas de IA. O pacote custa R$ 96,90.
Além disso, o Google Meet ganha mais um recurso de IA durante as videochamadas: o Anota pra mim. A ferramenta é um assistente de chamadas com Gemini que anota o conteúdo da conversa, como uma reunião, por exemplo, com comentários e resumos. Ao final da chamada, o assistente pode enviar as notas direto para o evento no calendário, no Google Docs ou por email para os participantes.
Quando habilitada na videochamada, uma notificação é mostrada para todos os participantes da conversa avisando que a IA está tomando notas.
Outra ferramenta anunciada pela empresa foi o “Quero ajuda para criar no Google Docs”. O recurso dá assistência por meio do Gemini para a produção de texto a partir de um arquivo que o usuário já tenha em seu dispositivo. O usuário também pode ter acessos a templates prontos. Para usar, é preciso dar um comando para o Gemini, que pode ser feito diretamente no documento.
Para o Google Planilhas, a empresa anunciou o “Quero ajuda para analisar”, que traz o Gemini com capacidade para analisar dados e gerar gráficos e ideias. Segundo o Google, o objetivo é que o Gemini seja uma espécie de analista de negócios pessoal, usando os dados inseridos pelos usuários para tomar decisões sem a necessidade de comandos específicos.