A DeepSeek, empresa chinesa de inteligência artificial, anunciou uma atualização do modelo R1, responsável por projetar a startup ao cenário global neste ano. Em uma publicação no grupo oficial do WeChat nesta quarta-feira, a companhia informou ter concluído uma “pequena atualização de teste” e liberado o novo recurso para os usuários. No entanto, não divulgou detalhes sobre a atualização nem respondeu a um e-mail com pedido de comentários adicionais.
Sediada em Hangzhou, a DeepSeek surpreendeu o setor de tecnologia em janeiro ao lançar o R1, um modelo de IA que superou concorrentes ocidentais em diversas métricas padronizadas — e, segundo a empresa, desenvolvido por apenas alguns milhões de dólares. O feito abalou o mercado global, levando a uma queda nas ações de empresas de tecnologia, enquanto investidores questionavam a necessidade de altos investimentos para competir no setor.
A estreia do R1 transformou o fundador Liang Wenfeng em uma celebridade da tecnologia, além de símbolo do potencial chinês para rivalizar com gigantes do Vale do Silício. O lançamento também deu início a uma corrida entre empresas locais para lançar seus próprios modelos de inteligência artificial.
Em fevereiro, o presidente Xi Jinping convidou Liang para uma reunião de alto nível com alguns dos empresários mais influentes do país. O jovem empreendedor dividiu espaço com nomes como Jack Ma, cofundador do Alibaba, e Pony Ma, da Tencent Holdings.