Coreia do Sul retira DeepSeek das lojas de aplicativos enquanto revisa políticas de privacidade

Autoridades sul-coreanas anunciaram nesta segunda-feira, 17, que removeram a plataforma chinesa de inteligência artificial (IA) DeepSeek das lojas de aplicativos locais enquanto revisam o tratamento de dados de usuários.

A plataforma foi removida até que “as práticas de processamento de dados da DeepSeek sejam examinadas minuciosamente para verificar sua conformidade” com as leis locais, disse Choi Jang-hyuk, vice-presidente da Comissão de Proteção de Informações Pessoais da Coreia do Sul, em entrevista coletiva.

A startup chinesa lançou seu chatbot R1 em janeiro, alegando que ele tinha os mesmos recursos dos sistemas de IA americanos por uma fração do custo.

Apesar disso, a Coreia do Sul, assim como outros países como França e Itália, está questionando as práticas de tratamento de dados da DeepSeek.

A agência de proteção de dados sul-coreana reconheceu que colocar o aplicativo chinês em conformidade com as leis locais “inevitavelmente levará um tempo significativo”.

“Para evitar que as preocupações se espalhem ainda mais, a comissão recomenda que a DeepSeek suspenda temporariamente seu serviço enquanto faz as melhorias necessárias”, disse.

O DeepSeek não estava disponível na versão sul-coreana da loja de aplicativos da Apple na segunda-feira, embora estivesse disponível para usuários que já o haviam baixado. /AFP

https://www.estadao.com.br/link/cultura-digital/coreia-do-sul-retira-deepseek-das-lojas-de-aplicativos-enquanto-revisa-politicas-de-privacidade

Comentários estão desabilitados para essa publicação