Manter o marketing próximo das decisões estratégicas da Ambev é missão importante de Daniel Wakswaser, vice-presidente de marketing da Ambev, fabricante de mais de 50 marcas de bebidas como cerveja, suco, água e refrigerante. Para ele, “o grande objetivo do marketing é ajudar a companhia a crescer de maneira sustentável no longo prazo” e isso significa inovar, abrir espaço para erros.
“Para ser inovador e criativo, é preciso passar pelo erro”, diz o executivo, apontando que “o que se quer maximizar é o erro da descoberta”. Ele conta que nos últimos três anos, as tentativas, erros e acertos acabaram gerando mais vendas – 20% da receita de 2023 veio de produtos que não existiam há três anos. Colocar produtos novos no mercado caminha ao lado da decisão de oferecer um portfólio premium de cerveja, o carro-chefe da companhia.
No mundo – e no Brasil também – o consumo da cerveja comum vem encolhendo. No ano passado, o volume de vendas da Ambev caiu 1%, em relação a 2022. Mas a cerveja premium mostra tendência oposta. Desde 2019 o volume do portfólio premium de cerveja da Ambev cresceu mais de 200%.
https://valor.globo.com/empresas/noticia/2024/04/01/como-a-ambev-busca-o-erro-da-descoberta.ghtml