A New York Times Co., editora que publica o jornal New York Times, fechou um acordo com a Amazon para licenciar seu conteúdo editorial para uso nas plataformas de inteligência artificial da gigante da tecnologia, informou a empresa nesta quinta-feira.
O acordo “trará o conteúdo editorial do Times para uma variedade de experiências dos clientes da Amazon”, disse a editora em um comunicado. Além dos artigos jornalísticos, o acordo também abrange material do NYT Cooking, o site de culinária e receitas do Times, e do The Athletic, que foca em esportes.
Esta é a primeira vez que o Times concorda com um acordo de licenciamento com foco em tecnologia de inteligência artificial generativa.
Em 2023, o Times processou a OpenAI e sua parceira, a Microsoft, por violação de direitos autorais, acusando as empresas de tecnologia de usarem milhões de artigos publicados pelo Times para treinar chatbots automatizados de IA sem qualquer tipo de compensação. A OpenAI e a Microsoft rejeitaram essas acusações.
Os termos financeiros do acordo de licenciamento com a Amazon não foram divulgados.
“O acordo está alinhado com nosso princípio de longa data de que jornalismo de alta qualidade merece ser pago”, disse Meredith Kopit Levien, diretora executiva do Times, em um comunicado. “Ele está em sintonia com nossa abordagem explícita de garantir que nosso trabalho seja devidamente valorizado, seja por meio de acordos comerciais ou pela aplicação dos nossos direitos de propriedade intelectual.”
O uso do conteúdo editorial do Times pela Amazon pode se estender ao software Alexa, presente em seus alto-falantes inteligentes. Segundo a empresa, o material do Times também será utilizado para treinar os modelos proprietários de IA da Amazon.
O acordo prevê ainda, segundo noticiou a agência Bloomberg, que resumos e trechos curtos do conteúdo do New York Times possam ser exibidos em produtos e serviços da Amazon e usados para treinar os modelos proprietários de inteligência artificial da empresa.