Amazon cresceu na pandemia e teve seu melhor trimestre

A Amazon reportou seu melhor trimestre de todos os tempos, mas não foi fácil chegar lá, a pandemia de covid-19 impôs enormes desafios como os prazos de entrega e quedas nas avaliações dos clientes, itens essenciais que não estavam disponíveis em algumas áreas e as faltas dos trabalhadores. Pela primeira vez em 

anos, a participação da empresa no comércio eletrônico nos Estados Unidos de fato caiu. 

À medida que a pandemia avançava, a Amazon investiu bilhões de dólares em sua reação, contratando trabalhadores, aumentando salários, melhorando prazos de entrega, realizando exames médicos para os funcionários e estabilizando sua cadeia de suprimentos. Nessa reação, a participação nas vendas on-line começou a se recuperar. 

Mais de US$ 1,5 trilhão de valor de mercado 

Os investidores estão confiantes de que os hábitos de consumo provocados pela pandemia do novo coronavírus vão durar e tornarão a Amazon ainda mais poderosa. O grande volume de comércio eletrônico agregou mais de US$ 700 bilhões ao seu valor de mercado desde março, ou aproximadamente o tamanho do Facebook. Seu valor de mercado agora ultrapassa US$ 1,5 trilhão, atrás apenas da Apple e da Microsoft entre empresas de capital aberto. 

Muitas das deficiências da Amazon durante a pandemia surgiram porque a empresa não estava preparada para lidar com o aumento na demanda e, embora ainda superasse os concorrentes nos prazos de entrega das encomendas, sua famosa velocidade de remessa caiu. 

Concorrência e críticas 

A empresa teve que estender as janelas de expedição para produtos essenciais e ainda mais tempo para itens não essenciais. A Best Buy, Target e outros, por vezes, superaram a Amazon na rapidez com que eles entregavam produtos aos clientes. 

Os problemas de fornecimento e as velocidades de entrega da Amazon causaram frustração entre os clientes e levaram a um aumento raro de críticas negativas. 

Os problemas relatados fizeram o tráfego no site da Amazon diminuir, enquanto o de seus concorrentes aumentava, isso se deu porque a Amazon dependia de manter menos itens em estoque para aumentar sua eficiência, diferindo dos varejistas tradicionais, que têm níveis variados de estoque em suas lojas. 

O sistema funciona bem quando a demanda se mantém constante, mas pode ser esticada se houver uma corrida para a qual a empresa não está preparada, o que ocorreu nas primeiras semanas da pandemia. Ao tentar controlar sua cadeia de suprimentos, a Amazon removeu certos recursos, como cupons on-line do site, para incentivar os consumidores a comprar menos. 

O comércio eletrônico em geral sofreu uma aceleração sem precedentes durante a pandemia. Além do Walmart e da Target, empresas menores, como a Instacart, de entrega de mantimentos, registraram crescimento recorde nas vendas. A Shopify, uma plataforma de comércio eletrônico que vende às empresas uma variedade de ferramentas para facilitar a operação de lojas on-line, mais do que dobrou o preço de suas ações desde o início 

Investimentos 

Mas os investidores veem a Amazon, que responde por mais de um terço das vendas on-line nos EUA, como a maior vencedora. A Amazon registrou um recorde de vendas de US$ 88,9 bilhões durante o segundo trimestre, e seus negócios não comerciais continuam aumentando os lucros para a empresa. 

Embora as operações da Amazon tenham sido enfraquecidas, a confiança dos investidores permaneceu alta devido ao investimento significativo da empresa em recursos de logística e entrega. 

A Amazon construiu muito mais estações de atendimento e entrega do que os concorrentes. Também continua a expandir suas frotas de veículos e linhas aéreas, criando maior capacidade para gerenciar mais entregas próprias. 

O domínio da empresa nas vendas on-line enfraqueceu depois que a demanda em seu site atingiu níveis semelhantes às férias nas primeiras semanas da crise. Muitos itens da Amazon ficaram indisponíveis por semanas, forçando os clientes a procurar outras empresas. 

O Walmart, Target e Best Buy, que investiram substancialmente em suas operações on-line nos últimos anos, se beneficiaram dos problemas da Amazon. 

A participação da Amazon nas compras on-line nos EUA, no entanto, voltou a aumentar à medida que suas operações se estabilizaram. O lucro da empresa no período de abril a junho dobrou em relação ao ano anterior, para US$ 5,2 bilhões, em parte porque havia enviado mais produtos do que o esperado. 

As “Big Tech” estão prosperando durante a pandemia. E entre as maiores empresas de tecnologia do mundo, o valor de mercado da Amazon aumentou desde o início de março, subindo mais de 60%. 

Por volta das 15h26 (horário local) desta quinta-feira (6|), as ações da companhia subiam 1,07% na bolsa eletrônica Nasdaq, em Nova York, cotadas a US$ 3.241,15. 

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/08/06/amazon-enfrentou-dificuldades-cresceu-na-pandemia-e-teve-seu-melhor-trimestre.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação